O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, iniciou a leitura de seu voto sobre o chamado “núcleo político” dizendo que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, suposto chefe do esquema, ocupava “uma posição central” na organização dos pagamentos aos parlamentares envolvidos no sistema de compra de votos na Câmara dos Deputados no início do governo Lula.
“Dirceu é mencionado como negociador do esquema de compra de apoio político, que dependia de sua atuação como ministro da Casa Civil”, afirmou o relator, sustentando que o ex-ministro mantinha contatos com o publicitário Marcos Valério e com as diretorias dos bancos Rural e BMG com o intuito de organizar o esquema de pagamento dos parlamentares.
Barbosa analisa também a conduta do ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. O relator deve seguir o argumento da acusação e condenar os réus pelo crime de corrupção ativa.
Serão julgados nessa etapa também o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, o publicitário Marcos Valério e ex-sócios e ex-funcionários do empresário. A leitura do voto de Barbosa deve terminar somente na quinta-feira, 4.
Nessa segunda-feira, 1º, os ministros concluíram o julgamento de parlamentares que receberam dinheiro pelo esquema. A Corte entendeu que o mensalão envolveu compra de votos e não caixa 2 de campanha, como sustenta a defesa.
O Estado de S.Paulo
Dirceu ocupava posição central no esquema’, diz Barbosa. Alguem tinha dúvida?
| author: GustaPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 Comentário:
Parabéns Joaquim Barbosa. O brasileiro está de alma lavada. Só é lamentável a figura do réu ausente nesse julgamento.
Postar um comentário