Observações de um usuário - João Ubaldo Ribeiro para o Estadão
"A norma culta, a dominante, a que é ensinada como correta, mostra sua cara imediatamente e se reflete logo na maneira pela qual o sujeito é percebido e tratado. Ferreira Gullar tem razão, a crase não foi feita para humilhar ninguém. Mas humilha o tempo todo. E agora, pensando aqui nessa tirania da norma culta, fico imaginando se ela não é empregada com esse fim, por certos fiscais dogmáticos. Não devia ser, porque, afinal, ela é necessária para preservar e aprimorar a precisão da linguagem científica e filosófica, para refinar a linguagem emocional e descritiva, para conservar a índole da língua, sua identidade e, consequentemente, sua originalidade. Ao contrário do que entendi de certas opiniões que li sobre o assunto, a norma culta não tem nada de elitista, é ou devia ser patrimônio e orgulho comuns a todos. Elitismo é deixá-la ao alcance de poucos, como tem sido nossa política."
Advertir contra o preconceito sofrido por quem "fala errado" também não adianta nada, diante da força onipresente da norma culta. (Aliás, no Brasil estamos sempre à frente e agora legislamos sobre preconceitos e tornamos ilegal ter preconceitos, quando isto é praticamente impossível, pois o possível é apenas tornar ilegal a manifestação do preconceito.) A fala é dos mais importantes recursos para o que se poderia chamar de reconhecimento social da pessoa. Vendo alguém pela primeira vez, fazemos, conscientemente ou não, um julgamento automático. Aprontamos uma ficha mental, avaliamos a roupa, a idade, o estado dos dentes e, inevitavelmente, a fala, através da qual é frequentemente possível saber a origem e a extração social de um interlocutor eventual. A norma culta, a dominante, a que é ensinada como correta, mostra sua cara imediatamente e se reflete logo na maneira pela qual o sujeito é percebido e tratado. Ferreira Gullar tem razão, a crase não foi feita para humilhar ninguém. Mas humilha o tempo todo. E agora, pensando aqui nessa tirania da norma culta, fico imaginando se ela não é empregada com esse fim, por certos fiscais dogmáticos. Não devia ser, porque, afinal, ela é necessária para preservar e aprimorar a precisão da linguagem científica e filosófica, para refinar a linguagem emocional e descritiva, para conservar a índole da língua, sua identidade e, consequentemente, sua originalidade. Ao contrário do que entendi de certas opiniões que li sobre o assunto, a norma culta não tem nada de elitista, é ou devia ser patrimônio e orgulho comuns a todos. Elitismo é deixá-la ao alcance de poucos, como tem sido nossa política.
A língua inglesa nunca teve academias para formular gramáticas oficiais e certamente seria afogado no Tâmisa ou no Hudson o primeiro que se atrevesse a tentar impor normas de linguagem estabelecidas pelo governo. Sua ortografia, que rejeita acentos e outros sinais diacríticos, é um caos tão medonho que Bernard Shaw deixou um legado para quem a simplificasse e lhe emprestasse alguma lógica apreensível racionalmente, legado esse que nunca foi reclamado por ninguém e certamente nunca será, apesar de algumas tentativas patéticas aqui e ali. Ingleses e americanos dispõem de excelentes manuais do uso da língua, baseados na escrita dos bons escritores e jornalistas - e, quando um americano quer esclarecer alguma dúvida gramatical ou de estilo, usa os manuais de redação de seus melhores jornais.
A segregação racial nos Estados Unidos produziu um abismo linguístico entre a língua falada pelos negros e a usada pelos brancos. Durante muito tempo, a língua dos negros foi vista como uma forma corrompida ou degenerada da norma culta do inglês americano. Mas já faz tempo que essa visão subjetiva e etnocêntrica foi substituída e o inglês falado pelos negros passou a ser visto pela ciência linguística como "black English", uma língua perfeitamente estruturada, com morfologia e sintaxes próprias, com sua gramática e sua funcionalidade autônoma, não mais como inglês de quinta categoria. E essa visão não foi acatada "de favor" ou para fazer demagogia com a coletividade negra, mas porque se tornou inescapável a existência de uma língua falada por ela, eficaz na comunicação de informação e emoção e que prescindia, sem que isso fizesse falta, de determinados recursos do inglês dominante.
Todos nós, com maior ou menor habilidade, falamos várias línguas, ou dialetos, dentro da, digamos, língua-mãe. Falamos língua de criança, língua chula, língua de solenidade. Podemos não chegar a falar todas as muitas línguas à disposição, mas geralmente as entendemos, como, por exemplo, quando ouvimos um caipira. Essas línguas, em padrões de variedade quase infinita, são todas legítimas, não são "erradas", pois, em rigor, nenhuma língua que funcione realmente como tal é "errada". E, muitas vezes, ao falarmos "certo", estamos na realidade falando inadequadamente, como um orador que, num comício no Mercado de Itaparica, se esbaldasse em proparoxítonas, polissílabos e mesóclises. Eu mesmo falo itapariquês de Mercado razoavelmente bem e alguns entre vocês, se me ouvissem lá, talvez tivessem dificuldade em entender algo que eu dissesse, por exemplo, a meu amigo Xepa.
Cientificamente, a neutralidade quanto a línguas, dialetos ou usos subsiste. Mas não socialmente, e é isso o que me parece ainda estar sendo discutido em torno da propalada aceitação, pelo MEC, de erros de português. "Erro de português" é uma expressão que desagrada ao linguista, porque ele não vê o fenômeno sob essa ótica. No entanto, é assim que o enxerga o público, mesmo o analfabeto, que aprende pelo ouvido a distinguir o certo do errado. Isto porque sempre se entendeu no Brasil que ensinar português é ensinar a norma culta, que, durante muito tempo, foi até mesmo ditada pelos usos de Portugal.
Quer se queira quer não - e há séculos de formação por trás disso -, a norma culta é tida como a correta e a única que representa verdadeiramente nossa língua. Sua violação é tolerada em manifestações literárias e artísticas de modo geral - e, assim mesmo, funciona mais quando o intuito é obter efeitos cômicos, ou "folclóricos", com essa violação. As pessoas costumam observar a adesão à norma culta no que ouvem e leem. Falar e escrever de acordo com ela é socialmente muito valorizado e resulta num poder de que a maioria não se sente boa detentora e ao qual todos aspiram. Não é questão linguística, é questão política. Não se trata de dizer aos que desconhecem a norma culta que a fala deles tem a mesma legitimidade, porque não adianta, não "cola" na sociedade. Trata-se de ensinar a esse praticante o pleno domínio da norma culta, a qual, mesmo tendo que absorver mudanças, nunca abdicará de sua hegemonia e é a de que ele vai precisar para subir na vida.
Advertir contra o preconceito sofrido por quem "fala errado" também não adianta nada, diante da força onipresente da norma culta. (Aliás, no Brasil estamos sempre à frente e agora legislamos sobre preconceitos e tornamos ilegal ter preconceitos, quando isto é praticamente impossível, pois o possível é apenas tornar ilegal a manifestação do preconceito.) A fala é dos mais importantes recursos para o que se poderia chamar de reconhecimento social da pessoa. Vendo alguém pela primeira vez, fazemos, conscientemente ou não, um julgamento automático. Aprontamos uma ficha mental, avaliamos a roupa, a idade, o estado dos dentes e, inevitavelmente, a fala, através da qual é frequentemente possível saber a origem e a extração social de um interlocutor eventual. A norma culta, a dominante, a que é ensinada como correta, mostra sua cara imediatamente e se reflete logo na maneira pela qual o sujeito é percebido e tratado. Ferreira Gullar tem razão, a crase não foi feita para humilhar ninguém. Mas humilha o tempo todo. E agora, pensando aqui nessa tirania da norma culta, fico imaginando se ela não é empregada com esse fim, por certos fiscais dogmáticos. Não devia ser, porque, afinal, ela é necessária para preservar e aprimorar a precisão da linguagem científica e filosófica, para refinar a linguagem emocional e descritiva, para conservar a índole da língua, sua identidade e, consequentemente, sua originalidade. Ao contrário do que entendi de certas opiniões que li sobre o assunto, a norma culta não tem nada de elitista, é ou devia ser patrimônio e orgulho comuns a todos. Elitismo é deixá-la ao alcance de poucos, como tem sido nossa política.
Observações de um usuário por João Ubaldo Ribeiro!
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NO DIA 1 DE JUNHO DE 2011 NA QUARTA-FEIRA, TODOS OS
BRASILEIROS ESTARÃO FAZENDO UM PROTESTO CONTRA O ABSURDO VALOR DA
GASOLINA, NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS NOS JUNTAR E PROTESTAR CONTRA A
PETROBRAS, COMO ELES DIZEM QUE O PETRÓLEO É “NOSSO” ENTÃO VAMOS LUTAR.
O BRASIL NÃO DEPENDE DE AUMENTO DO DÓLAR E NÃO DEPENDE DO
AUMENTO DE BARRIL DE PETRÓLEO, POR QUE O PETRÓLEO É TODO RETIRADO DO
NOSSO PAÍS E AINDA É EXPORTADO, COM ISSO ELES FICAM COM DESCULPA PARA
AUMENTAR A GASOLINA PARA CONTINUAR LUCRANDO TODOS OS ANOS BILHÕES DE
REAIS NAS CUSTAS DO POVO BRASILEIRO ONDE O DINHEIRO SÓ VAI PARAR EM
UMA MEIA DUZIA DE PESSOAS.
FOI FEITO UM ESTUDO ONDE FOI CALCULADO O VALOR DA GASOLINA
QUE É PARA SER NO MÁXIMO R$ 1,80 JÁ CONTANDO COM O ABSURDO IMPOSTO QUE
EXISTE NO BRASIL.
ENTÃO VAMOS LUTAR PELA GASOLINA NO VALOR DE R$ 1,80.
NO DIA 1 DE JUNHO DE 2011 VAMOS BLOQUEAR TODAS AS ESTRADAS ,
RODOVIAS, E AVENIDAS PRINCIPAIS DE TODOS OS ESTADOS E CIDADES
BRASILEIRAS DESLIGANDO OS AUTOMÓVEIS, CAMINHÕES, MOTOS , TÁXI NAS
AVENIDAS, PARA MOSTRAR OS GOVERNANTES QUEM MANDA NO BRASIL SOMOS NÓS
BRASILEIROS, PRECISAMOS DA AJUDA DE TODOS, POR QUE COM A GASOLINA EM
ALTA, VAI AUMENTAR PASSAGEM DE ÔNIBUS, PASSAGEM DE AVIÃO, COMIDA E
ETC.
EM BRASÍLIA VAMOS FAZER A NOSSA PARTE BLOQUEANDO TODAS
AS RUAS DO PLANO PILOTO E PROTESTAR NO CONGRESSO NACIONAL COM FAIXAS E
ESPERAR UMA RESPOSTA DA NOSSA PRESIDENTA UMA GASOLINA BARATA E JUSTA,
JÁ QUE O PETROBRAS É DO BRASILEIRO. E A PARTIR DE JUNHO SE ESSA
SITUAÇÃO CONTINUAR, NÃO VAMOS MAIS ABASTECER EM NENHUM POSTO DA
PETROBRAS.
POR FAVOR, DIVULGUEM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E O MAIOR NÚMERO
DE PESSOAS, ATRAVÉS DE E-MAIL, ORKUT, FACEBOOK, TWITTER, ANUNCIAR NA
TELEVISÃO, VAMOS DIVULGAR O MÁXIMO PARA QUE TODOS OS MILHÕES DE
BRASILEIROS ESTÃO JUNTOS NESTA LUTA.
FAÇA SUA PARTE VOCÊ TAMBÉM E ENVIE PARA TODO MUNDO QUE VOCÊ CONHECE!!!!!
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