Muito já se falou sobre a revolta do Carandiru. Matérias de revistas e jornais dando depoimentos dos presos e dos parentes das vítimas. Entrevistas com juristas e políticos dando suas opiniões e participando de debates calorosos apoiando ora os detentos, ora os policiais. Pouco, contudo, se sabe sobre o quê, de fato, aconteceu lá dentro. Qual foi o estopim da revolta? Quem deu a ordem da invasão? Qual foram as ações, os problemas e, por fim, os erros que acarretaram na morte dos 111 detentos?
A fim de descobrir o que realmente aconteceu naquela tarde de 2 de outubro de 1992, o jornalista Hélvio Borelli e a pesquisadora Karina Florido Rodrigues passaram cinco anos recolhendo evidências e fazendo entrevistas com os principais envolvidos. O resultado da pesquisa é 'Vozes do Carandiru'.
Mais de dez anos se passaram e o coronel Ubiratan Guimarães e seus comandantes finalmente se dispuseram a contar a versão deles. Pela primeira vez os oficiais da PM encarregados de pôr fim à rebelião narram como entraram, por que atiraram. Presos também contam suas versões da história. O então governador Fleury faz uma declaração inédita sobre a responsabilidade política pelo ocorrido. E, por fim, o relatório da CPI e os laudos da perícia servem de filtro, nos ajudam a juntar as peças e, pouco a pouco, tirar nossas conclusões sobre aquela trágica tarde.
Pré-venda:
Livraria Saraiva - Livraria Siciliano - Livraria Cultura
Vozes do Carandiru!!!
| author: GustaPosts Relacionados:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário