Falando em reunião de cúpulas, lembremos Doha!!!

|

ALVARO DIAS DIZ QUE LULA VOLTOU DA REUNIÃO DO G-8 DE MÃOS VAZIAS
Alvaro Dias comentou no plenário o fato de nenhuma das propostas brasileiras ter obtido apoio na reunião do G-8, na Rússia: “O presidente Lula retornou de mãos vazias. Os estrategistas do presidente deixaram de considerar que as negociações da rodada Doha envolvem ação, diplomacia e política externa articuladas e não apenas uma retórica messiânica”.
A chamada rodada Doha está inserida em um processo para a liberalização comercial dos países membros da OMC, iniciado em 2001, mas o Brasil assumiu posições conflitantes ao negar, por exemplo, apoio à candidatura do uruguaio Carlos Perez Del Castillo à direção-geral da Organização, prejudicando o País, o Mercosul e todos os países da América Latina. Os negociadores designados pelo atual governo também se envolveram em outras quedas-de-braço nas negociações entre blocos.
“O Brasil não poderia colher em São Petersburgo o que não semeou nos últimos tempos. Nossas parcerias estratégicas foram celebradas com a Venezuela de Hugo Chaves e com a Bolívia de Evo Morales. Até o presidente francês Jacques Chirac criticou a falta de flexibilidade de Lula, destacando que não havia confiança para tratarem de uma agenda comercial. O presidente Lula, que pretendia dar destaque à criação de um mercado mundial para combustíveis renováveis, só conseguiu voltar para casa com um elogio de George Bush sobre a sua silhueta”.

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB