INJUSTIÇA

|

Marquetagem e petróleo não se misturam

O comissariado do Planalto e Duda (Dusseldorf) Mendonça planejam uma grande campanha de publicidade. Querem comemorar a produção de 1,85 milhão de barris diários de petróleo que levará o Brasil à marca histórica da auto-suficiência.

Esse é o resultado de um esforço de quase um século e de 31 anos de exploração da província petrolífera do litoral de Campos. Como Lula tende a achar que a História do Brasil começou no dia 1 de janeiro de 2003, deve ser lembrado de que seu mandarinato equivale a cerca de 6% dos 53 anos de vida da Petrobras.

O campo de Garoupa foi descoberto duas semanas antes da eleição de 1974, numa época em que o Brasil sofria os efeitos do primeiro choque do petróleo. O presidente Ernesto Geisel reuniu-se no dia 5 de novembro com técnicos da empresa no Palácio da Alvorada. Os engenheiros disseram que os testes não estavam concluídos e as 16 pessoas que participaram do encontro mantiveram o assunto em segredo. Dez dias depois, o governo tomou uma surra na eleição. No fim de novembro, quando Geisel recebeu dados convincentes, anunciou a descoberta de uma das maiores reservas de petróleo do mundo. A oposição achou que era propaganda enganosa, para esvaziar o resultado eleitoral. Elio Gaspari
Pois é!

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB