Protestos e morte na Bolívia!!!

|

Três mortos e 130 feridos em protestos contra nova Constituição na Bolívia

A capital oficial da Bolívia, Sucre, já conta pelo menos três mortos e 130 feridos em três dias de protestos contra a aprovação às pressas da nova Constituição. (Veja as fotos os protestos)

Na noite de sábado, em meio a intensos protestos seguidos de repressão policial, parlamentares bolivianos aprovaram, dentro de uma instalação militar e sem representantes da oposição, a nova Constituição do país. A oposição chamou a cerimônia de "encenação teatral". Enquanto os constituintes deixavam o local, os distúrbios prosseguiam. Manifestantes lançavam pedras e incendiavam pneus, enquanto a polícia respondia com gás lacrimogêneo.

Um dos mortos era um policial que foi linchado por uma multidão na madrugada de domingo. Outro , Gonzalo Durán, advogado de 29 anos, morreu baleado no peito. O terceiro é um jovem ainda não identificado que teve traumatismo no tórax.

Segundo emissoras de rádio de Sucre, manifestantes retiraram o corpo do advogado do necrotério nos ombros durante a noite de sábado e começaram a carregar o caixão pelas ruas da cidade, aos gritos de "Evo, assassino". A polícia interrompeu a marcha com gás lacrimogêneo.

Dezenas de prédios e veículos oficiais foram incendiados e saqueados. "Evo Morales tem as mãos manchadas de sangue", gritavam os estudantes, enquanto entravam em confronto com a polícia.

Os choques deste domingo se concentraram nas cercanias do quartel onde se reuniram os deputados e em frente à Polícia de Trânsito. A sede da corporação foi totalmente arrasada por mais de mil pessoas.

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB