Belos olhos azuis....por Filipe Gontijo.

|

por Filipe Gontijo
Quando penso nas turbulências ocorridas no brasil nas décadas de 60 a 80, dois pares de olhos azuis me vem em mente pra simbolizar os dois lados de um processo histórico que mudou o destino do país. Os belos olhos azuis de Emílio Garrastazu Médici representam o regime militar que tomou o poder em 1964 e o devolveu em 1985; os belos olhos azuis de Chico Buarque representam o grito jovem por liberdade, por igualdade e pelas armas para a deposição do regime.

Até o início de 1964 os brasileiros eram governados por João Goulart, o Jango. Este vinha da China comunista e tinha como aliado outro comunista chamado Leonel Brizola. Jango vinha tentando colocar em prática reformas comunistas como o tabelamento dos preços de alugueis nas cidades, a reforma agrária, e promovendo o incitação a brigas dentro do meio militar, tentando despertar uma guerra civil. O povo, cansado de tanta idiotice e desordem, foi pras ruas, ocorreu a "MARCHA DA FAMILIA COM DEUS PELA LIBERDADE", toda a imprensa gritava um sonoro BASTA, e finalmente, por vontade do povo brasileiro, os militares tomaram o poder e restauraram a ordem, a segurança e a liberdade.

Chico Buarque sempre foi contra esse regime militar. Mas Chico Buarque sempre foi, e ainda é, simpático ao regime Castrista que assola Cuba desde 1959. Os belos olhos azuis de Médici representam um governo militar que matou 424 pessoas, sendo a imensa maioria de terroristas armados, que estavam dispostos a matar e morrer. Os belos olhos azuis de Chico Barque representam o regime cubano que matou 100 mil cubanos, entre os fuzilados no EL PAREDON, por discordar do regime, e afogados ou devorados por tubarões, tentando fugir do "paraíso comunista".

Chico Buarque cantava contra o regime militar brasileiro e a favor de terroristas como Dilma Roussef, Franklin Martins, Carlos Marighella, Carlos Lamarca, Carlos Minc. Os belos olhos azuis de Chico Buarque brilhavam para o que seria um governo comunista no brasil nos moldes do regime cubano. Como o brasil tem uma população 17 vezes maior que a cubana, estaria eu errado em dizer que se os terroristas de esquerda fossem bem sucedidos nós teríamos um banho de sangue e um milhão e setecentos mil cadáveres? Estou errado em dizer que Médici e cia evitaram a morte de muito mais que 1 milhão de brasileiros?

Os olhos azuis de Médici brilhavam pela ordem e segurança instaladas no brasil em 1964, brilhavam para um regime de homens que morreram pobres, brilhavam para presidentes que recusavam qualquer presente, por mais simples que fosse, brilhavam pra uma política econômica que tirou mais de 30 milhões de brasileiros da miséria, sem assistencialismo, mas com oportunidades, brilhavam para um milagre econômico como nunca mais visto nesta terra.

Neste momento, os ídolos de Chico Buarque estão no poder. Aplaudindo o regime assassino castrista, e cuspindo na cara dos militares que salvaram o brasil do comunismo. E enquanto o Ministro Mario Andreazza, que no governo militar foi responsável pela construção da ponte Rio-Niterói e pela Transamazônica, morreu sem um tostão, o filho do ex presidente lula, que era estagiário de um zoológico, com salário de R$ 600 mansais, tornou se milionário da noite para o dia, com a posse do papai em 2002.

Para a imensa maioria de brasileiros, os belos olhos azuis de Chico Buarque são mais belos que os olhos azuis de Médici. Mas para os que estudam história e buscam a verdade, os olhos azuis de Chico Buarque parecem vermelhos, vermelho do sangue das vítimas inocentes mortas pelo comunismo cantado em verso e prosa. Hoje é 31 de março de 2012, faz exatos 48 anos que um grupo de homens fortes e honrados salvou o país do comunismo. E esse fato me lembra os belos olhos azuis de Emílio Garrastazu Médici. Bom trabalho, presidente! Descanse em paz!

20 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

1964, APENAS PARA OS JOVENS
Sérgio Pinto Monteiro*

Esta é uma mensagem que este velho professor dirige aos jovens do meu país. Decidi redigi-la muito em função dos meus mais de trinta anos de magistério. A juventude sempre foi a maior razão de ser da minha carreira. Acho que aprendi mais do que ensinei. Confio na mocidade brasileira porque a entendo e valorizo. Sei das imensas dificuldades que vocês enfrentam, num país onde a educação, infelizmente, não é prioridade governamental. O magistério também não escapa desse lamentável contexto.
Não interpretem este artigo como uma defesa do Movimento Revolucionário de 1964 ou qualquer outra denominação que vocês utilizem para classificar a tomada do poder pelos militares em 1964. Não pretendo defender ou atacar posições políticas, muitos menos ainda, confrontar ideologias. Meu único objetivo é invocar o discernimento da juventude para o culto a VERDADE. Vale lembrar Winston Churchill: “a verdade é inconvertível. A calúnia pode atacá-la, a ignorância pode zombar dela, mas no fim, lá está ela, por inteiro.”
A opção por determinada interpretação de um fato histórico não deve ser baseada em nenhuma outra circunstância senão a VERDADE a ele inerente. Em caso contrário, estaremos defendendo a ignorância e até mesmo a calúnia. E como, então, atingir a VERDADE? Não há outro caminho para se chegar a ela, senão o da busca pessoal, através da pesquisa histórica.
Os acontecimentos de 1964 têm disponível uma farta documentação. O ideal para uma pesquisa confiável e isenta é a consulta à farta literatura existente, tendo o cuidado de mesclar os autores de modo a permitir o contraditório. O noticiário da mídia daquele período - amplamente disponível - também pode fornecer uma visão correta do cenário daqueles dias conturbados da vida nacional. Os depoimentos de participantes dos acontecimentos de 1964 são outra fonte a ser consultada, evidentemente com o devido senso crítico, já que há uma natural tendência de cada um apresentar a sua “verdade”. Também devemos estar atentos às mentiras e calúnias formuladas por oportunistas, radicais e fanáticos, descompromissados com qualquer propósito de verdade histórica.

Anônimo disse...

E porque este velho mestre sugere aos mais jovens uma pesquisa pessoal sobre aqueles acontecimentos? A razão é por demais conhecida, principalmente dos mais antigos: a partir de 1964 instalou-se no meio acadêmico brasileiro uma ideologização do estudo da nossa história, principalmente contemporânea. Ou seja,abandonou-se a necessária isenção do analista e adotou-se uma leitura inverídica de todo aquele contexto. A resultante não poderia deixar de ser outra: gerações de estudantes e professores são submetidos a uma verdadeira lavagem cerebral onde, o que menos interessa é a verdade histórica.
Como corolário desse contexto, uma expressiva parcela da juventude brasileira é absolutamente mal informada sobre o período em tela. Todos nós, que já ultrapassamos a mocidade, sabemos das eternas características dos jovens. Não importa a geração, são sempre passionais, inovadores, rebeldes, contestadores e intensamente hormonais. Portanto, ávidos por mudanças e reformas. Suscetíveis, é claro, de extremismos e radicalismos. Por conseguinte, alvo fácil para os detratores da verdade.
A você, companheiro que começa uma jornada que para mim já vai longa, não se deixe iludir pelos trombeteiros da calúnia e da mentira. Estudem atentamente aquelas ocorrências de 64. Pesquisem e concluam livremente sobre os fatos. Cuidado para não se deixarem usar como massa de manobra. Observem que nas manifestações antidemocráticas e violentas realizadas junto ao Clube Militar no Rio de Janeiro, apenas jovens como vocês agrediram idosos que poderiam ser seus avôs e que, na maioria esmagadora das vezes, nada tiveram com as denúncias ali formuladas.
A você, jovem brasileiro que nesse lamentável episódio foi feito soldado da mentira, eu pergunto: onde estavam os que em 64 combateram a Revolução? Porque não apareceram na manifestação para, meio século depois, “enfrentarem” cara a cara aqueles senhores de cabelos brancos e andar algumas vezes vacilante? A resposta, todos sabemos. Preferiram, outra vez, lançar os jovens nessa triste aventura. E comodamente permaneceram em seus abastados gabinetes, favorecidos pelas benesses de um poder nem sempre legítimo.

*o autor é professor, historiador e Oficial do Exército, da Reserva Não Remunerada. É presidente do Conselho Nacional de Oficiais R/2, membro da Diretoria da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, da Academia de História Militar Terrestre do Brasil e do Instituto Campo-Grandense de Cultura.

Prof. Irapuan Teixeira disse...

Parabéns pelo Blog; pelos textos; pelos vídeos. Parabéns, Parabéns mesmo! Grande abraço brasileiríssimo e mais um parabéns pela coragem de falar. Estou no VISÃO POLÍTICA: www.camaradosdeputados.blogspot.com também no mesmo tom. Mais uma vez, Parabéns.

Julião Kaiser disse...

É uma pena que os jovens com menos de 40 anos são apenas influenciados pela mídia esquerdista, simplesmente por sentirem a necesssidade de protestar. O que pude concluir durante o regime militar, em relação ao que vivemos hoje, é que aqueles que seriam discípulos de Jango se armaram, trabalharam durante anos, e ao receberem de volta um país sob uma democracia total, voltaram à carga e em 2002 assumiram o poder para continuar aquilo que Jango começou. Vemos isso ao contemplarmos o carinho especial por Fidel Castro e outros similares. Acho que o Brasil só terá jeito quando Deus voltar a dirigir os corações de nossos governantes.

FORA, COMUNISTAS DE MERDA. disse...

VEJAM O VÍDEO E SABERÃO PORQUE DIGO QUE NÃO VOTO EM QUEM SE ESCONDE POR TRÁS DE FOICES, MARTELOS E ESTRELAS!
QUERO MINHA PÁTRIA DE VOLTA!
31 DE MARÇO - REEDIÇÃO - JÁ!
EU VIVI, OBRIGADO!
Alguns ainda para encobrirem que o são se dizem socialistas, então vejam a que pode chegar o socialismo quando alguma coisa pode impedir seu caminho

Anônimo disse...

Num país DESGOVERNADO PELO SIFU, RELAXA E GOZA, por uma imensa quadrilha de amorais, cheio de corrupções e mentiras, é até perdoável que um jovem ignorante e desinformado, possa se deixar envolver numa vergonha destas.
O boçal ignorante devia lembrar que podia ser seu avô...

Se em público, ofende gravemente um velho, faça-se um idéia o que não faz com seu avô, no privado.

O Brasil está moralmente liquidado.
Nem daqui a 1000 anos, voltaremos a ser uma nação de gente decente.

Eis aí o idiota que cuspiu no rosto de uma pessoa de mais de 80 anos.

A peça se chama Luiz Felipe Garcez.

A namoradinha dele trabalha na Marinha.

Já se pode entrar com um processo na justiça contra ele. É um covarde, canalha, agitador e baderneiro, além de vagabundo, pois certamente não trabalha, a fim de ficar à disposição de mandantes que por qualquer 100 reais, têm por objetivo afrontar as leis, causando o desgaste da democracia.
Cadeia nele!

http://youtu.be/DQrpaQCBEeo

1 de abril de 2012 14:55

Anônimo disse...

Forças Armadas ou Fraquezas Desarmadas do Brasil ? pt 1



Olavo de Carvalho fala sobre as Forças Armadas do Brasil. Elas existem? Se acovardaram? Servem para que? Podemos contar com eles para defender o nosso país ?...







http://www.youtube.com/watch?v=0aPpq9u2vH8





Escola Superior de Guerra (ESG) é Comunista



Olavo de Carvalho fala sobre a Escola Superior de Guerra do Brasil e as "Forças Armadas" do mesmo país.



http://www.youtube.com/watch?v=9J9dWSR_6fE&feature=relmfu

Anônimo disse...

Recado a Maria do Rosário e a outras Marias





1 – A história não pertence a um país, a uma ideologia ou a um grupelho político; a história pertence à humanidade e é ela quem a faz e por ela é feita;


2 – Acordos internacionais não podem interferir na autonomia e nas leis internas e constituição de qualquer país, sobrepondo-se a direitos adquiridos, a coisa julgada, a atos jurídicos perfeitos e a direitos prescritos;


3 – Valer-se de acordo internacional para investigar suposto crime e à revelia da lei nacional, se válido, deve também se empregar para investigar o “Justiçamento” feito pelo grupo terrorista VPR, que em 10 de maio de 1970 assassinou a golpes de coronha o tenente PM Mendes. Na época, o tenente Mendes, à luz da Convenção de Genebra, da qual o Brasil é signatário, era prisioneiro de guerra e, nessa condição, não poderia ter sido “condenado a morte”, muito menos a coronhadas (paulada), que é um método cruel de tortura extrema para levar à morte;


4 – Usar de subterfúgio qualquer para lançar o ódio, a vingança, a dicotomia ao povo brasileiro é no mínimo um ato irresponsável que só traz prejuízo à memória nacional.





Que os que, pela insanidade de ambas as partes, perderam a vida que na eternidade sejam divinamente recompensados e que descansem em paz; e que os que aqui ficaram com a ausência de seus entes queridos sejam, por isso mesmo, por Deus abençoados também. Se puder, dona Maria, fique com Deus.

http://www.militar.com.br/blog18217-Recado-a-Maria-do-Ros%C3%A1rio-e-a-outras-Marias

Anônimo disse...

Gusta,

Em nome do Altíssimo


por favor, tire a cara do boçal dalí.

Deixe somente o General Médici.
Este sim, merece nosso respeito e reverência.

Anônimo disse...

EM 1964 EU TINHA 14 ANOS,VIVI ESTA ÉPOCA, AOS 16 EU ERA MAIS UM NORDESTINO, EM S. PAULO A TRABALHAR, NADA CONTRA O REGIME DA ÉPOCA, HOJE SIM UM APOSENTADO,CONDENADO A MORRER DE FOME POR ESTE REGIME O TRAPAÇADO E CORRUPTO, SEM MAIS COMENTÁRIO SOU GILDÁSIO LIMA DA BAHIA.

Anônimo disse...

Entenda o novo governo do Brasil... via @marisascruz
Abraham Shapiro conseguiu em poucas palavras explicar
maravilhosamente, através de uma historinha, como funciona o governo
Dilma!


Navegando há vários meses sem que os marujos tomassem banho ou
trocassem de roupas, o que não era novidade na Marinha Mercante
Britânica, o navio fedia.
O Capitão chama seu Imediato:
- Mr. Simpson, o navio fede. Mande os homens trocarem de roupa!
- Yes, Sir!
Simpson reune seus homens e diz:
- Sailors, o Capitão está se queixando do fedor a bordo e manda todos
trocarem de roupa.
David troque a camisa com John. John troque a sua com Peter. Peter
troque a sua com Alfred. Alfred troque a sua com Fred...
E assim prosseguiu. Quando todos tinham feito as devidas trocas, ele
retorna ao Capitao e diz:
--- Sir, todos ja trocaram de roupa.
O Capitão, visivelmente aliviado, manda prosseguir a viagem.
Você acaba de entender exatamente o que é o Brasil no governo atual.


blog do Horácio

Anônimo disse...

Chico, faça uma poesia com inspiração no vídeo abaixo.

Será um suceeesssoooo


http://www.youtube.com/watch?v=4DH9Qntlq2U&feature=youtu.be

Waltão disse...

A Frase política do ano...!!!! :

"Sou totalmente a favor do casamento gay entre os políticos.

Tudo que venha contribuir para eles não se reproduzirem ... é bom para o Brasil. "

ALERTA A NAÇÃO disse...

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS MILITARES DO BRASIL - ANMB


ALERTA A NAÇÃO sobre o sucateamento das Forças Armadas

Anônimo disse...

Até médico
‘surtou’ com os
desaforos de Dilma


Ministros, presidentes de estatais, governadores: ninguém escapa da fúria da presidenta, nem mesmo quem cuida do bem mais precioso – a saúde. Cansado das humilhações diante de assessores, um médico que acompanha Dilma teve um esgotamento nervoso e pediu “baixa” do cargo na Presidência. Militar, ele teria também teria pedido baixa da Marinha, temendo “perseguição”, e não quer seu nome divulgado.

CH

Anônimo disse...

Veja que barbaridade:

O RATO E O HERÓI

http://blogdaunr.blogspot.com.br/

É aconselhavel lerem disse...

O circulo do ódio; Terrorismo; Jirau; Notícias e lembranças


O circulo do ódio


Gelio Fregapani

Anônimo disse...

O "SOS STF: Julgamento do Mensalão Já!" visa reforçar a 'Missão Ampulheta", um evento cívico-midiático que ocorrerá em 25 de abril, no STF. Nessa data, o Ministro Lewandowski receberá os titulares da Transparência Brasil e do grupo Queremos Ética na Política, este último representando dezenas de grupos das redes sociais, com mais de 60 mil membros. Nesta audiência, ser-lhe-á entregue um manifesto com a reivindicação do julgamento do processo do mensalão ainda no primeiro semestre de 2012, junto com uma bela ampulheta, para relembrar ao nobre Ministro, revisor do processo, que o prazo para o julgamento está se escoando e seria um desalento para os brasileiros que lutam contra a corrupção que os mensaleiros saiam impunes em face da prescrição de diversos crimes.

Não podemos perder a oportunidade de pressionar o Supremo a cumprir com o seu dever legal. Todavia, para que os Ministros se sintam verdadeiramente pressionados a tanto, há necessidade de levarmos às ruas uma grande quantidade de pessoas, de modo a deixar patente que não seremos mais complacentes com tanta corrupção e impunidade. Queremos que a lei seja cumprida, de modo que, verificada a prática dos delitos imputados aos réus, sejam os mesmos severamente punidos, diante das nefastas consequências que atos como os que estão sendo a eles imputados, acarretam ao meio social, eis que geralmente cometidos em detrimento a direitos indisponíveis, tais como a vida, saúde, segurança, etc.

O combate à corrupção, à impunidade e à desigualdade social depende da intervenção da sociedade na vida política do país. Não deixe de cumprir com o seu dever cívico e moral, participando das mobilizações do dia 21 de abril! Para maiores informações sobre a "Missão Ampulheta", acessar o link da comunidade "Mensalômetro" https://www.facebook.com/pages/Mensal%C3%B4metro/351276648256723



Reivindicações complementares:

-Fim do voto secreto no Congresso Nacional

-Fim do foro privilegiado

-Tipificação da corrupção na Lei dos Crimes Hediondos



Locais de manifestações:

São Paulo/SP, Av Paulista/MASP

Santos/SP, Praça Independência





Apoio:

Transparência Brasil





Grupos Participantes:



Manifesta Brasil



Marcha pela Ética https://www.facebook.com/groups/eticasempre/



MJ- Mudança Já! https://www.facebook.com/groups/168564823246320/



Pátria Minha https://www.facebook.com/groups/patriaminha.oficial/



Pátria Minha Baixada Santista https://www.facebook.com/groups/patriaminha.baixada/



Queremos Ética na Política https://www.facebook.com/groups/eticanapolitica/





*ATO APARTIDÁRIO



APOIAMOS E ESTAREMOS JUNTOS > "HORA DE MUDANÇA JÁ!" http://www.facebook.com/events/276993172379567/



A 15ª Conferência Mundial Anti - Corrupção será no Brasil em Novembro



A conferência este ano irá apoiar e conectar os que querem mudar as regras do jogo

As pessoas estão inventando novas formas de pressionar por uma maior transparência e responsabilidade, e estão levantando-se para afinal alcançar uma justiça social maior. No entanto, a corrupção e a impunidade têm um imenso efeito desestabilizador dentro da sociedade. Agora mais do que nunca, a ação mutuamente respeitável é necessária para criar uma mudança irreversível, e assegurar que o poder alimentado pela corrupção não faça mais danos à sociedade. Serão as pessoas as que criarão essa mudança. (do site Amarribo Brasil)

The 15th International Anti-Corruption Conference, Brazil, 7-10 November 2012

15iacc.org

Building a more dynamic movement for transparencyThe 14th IACC held in Bangkok, Thailand in November 2010 pointed the way for the future of the fig

Anônimo disse...

IBOPE

A ARTE DA MENTIRA

http://blogdomariofortes.blogspot.com.br/

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB