O desmanche da democracia! Editorial do Estadão

|

A escalada de ataques furiosos do presidente Lula contra a imprensa - três em cinco dias - é mais do que uma tentativa de desqualificar a sequência de revelações das maracutaias da família e respectivas corriolas da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. É claro que o que move o inventor da sua candidata à sucessão, Dilma Rousseff, é o medo de que a sequência de denúncias - todas elas com foros de verdade, tanto que já provocaram quatro demissões na Pasta, entre elas a da própria Erenice - impeça, na 25.ª hora, a eleição de Dilma no primeiro turno. Isso contará como uma derrota para o seu mentor e poderá redefinir os termos da disputa entre a petista e o tucano José Serra.

Mas as investidas de Lula não são um raio em céu azul. Desde o escândalo do mensalão, em 2005, ele invariavelmente acusa a imprensa de difundir calúnias e infâmias contra ele e a patota toda vez que estampa evidências contundentes de corrupção e baixarias eleitorais no seu governo. A diferença é que, agora, o destampatório representa mais uma etapa da marcha para a desfiguração da instituição sob a sua guarda, com a consequente erosão das bases da ordem democrática. A apropriação deslavada dos recursos de poder do Executivo federal para fins eleitorais, a imersão total de Lula na campanha de sua afilhada e a demonização feroz dos críticos e adversários chegaram a níveis alarmantes. continua

17 comentários:

Anônimo disse...

Gusta,


Vale replicar no blog


http://www.youtube.com/watch?v=GZbkctNw5kE&feature=player_embedded#!

Waltão disse...

Frase irônica que circula nos e-mails de militares da ativa e da reserva:

“A diferença entre o Brasil e a República Checa é que a República Checa tem o governo em Praga e o Brasil tem a praga no governo”.

As Legiões não andam de brincadeira com a tuma do $talinácio... Ou andam?

Letícia disse...

José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça
"As atitudes de Lula são de um fascista, do verdadeiro autoritarismo. É preciso defender a democracia a qualquer preço"

Roberto Freire, presidente do PPS
"Lula perdeu a compostura ao propor que extirpem partido de oposição e ao atacar a imprensa. Mussolini e os camisas negras agiram assim"

Hélio Bicudo, fundador do PT
"Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos. Ele pode ter opinião, mas não pode fazer uso da máquina"

Miguel Reale Jr., ex-ministro da Justiça
"Lula age como um fascista. Golpismo é tentar calar a imprensa. Temos de nos arregimentar pela preservação dos princípios democráticos"

Anônimo disse...

recado do Marquês, à campanha do SERRA


"Em política os remédios brandos agravam freqüentes vezes os males e os tornam incuráveis".

Marquês de Maricá

Anônimo disse...

Ola meus amigos, minhas amigas.
Eu sou Monica Serra, mulher de José Serra, e venho aqui convidar vocês para que juntas possamos lançar o Mulheres Vamos Lá, um movimento nacional de mobilização destinado a defender a democracia, a segurança jurídica e o estado de direito em benefício de todos os brasileiros.

Eu conheço Serra há 40 anos e sei que ele tem compromisso inegociável com a democracia e os direitos fundamentais de todos vocês. Direitos que a Constituição garante e manda cumprir. Não podemos esquecer que os direitos não existem quando são apenas declarados. Eles só existem quando são efetivamente protegidos por um Poder Judiciário forte e atuante.

Quero pedir a todos vocês que nas conversas com os amigos, de todas as formas possíveis, por meio dos sites, do Orkut, do Twitter, dos blogs ajudem a passar ao país a mensagem de Serra em defesa da democracia. José Serra tem sensibilidade social e toda a experiência para fazer o Brasil avançar muito mais.

Ele fica feliz quando vê as pessoas felizes. Ele é sincero, pensa na saúde, na educação e vai ajudar a todas as mães que sofrem com a violência e a criminalidade. Ele vai fazer clínicas para recuperar os jovens que estão perdidos no caminho errado das drogas.

Temos de pensar com franqueza e de coração aberto sobre este momento. Temos de agir imediatamente aqui e agora para fazer de José Serra o presidente do Brasil. O que está em jogo é o futuro dos nossos filhos, das nossas filhas. Temos que dar a eles exemplos de honestidade, de correção, de sinceridade e não podemos esquecer que o Brasil só vai avançar se cada brasileiro tiver a liberdade de pensar, de participar, mas principalmente de discordar.

É isso meus amigos, minhas amigas. Serra vai garantir um futuro de amor, de paz e de Justiça para o Brasil.
Vamos juntas até a vitória.
Vamos Lá!

http://vimeo.com/15071478

Canguru Perneta disse...

"Lula, O Filho do Brasil" vai representar o Brasil no Oscar 2011.

Cuma ????? kakakakakakakakakakakakakakakakaka o filme certo a ser apresentado deveria ser Lula o filho do barril e concorrer ao Oscaralho

Waltão disse...

sábado, 11 de setembro de 2010

"porque nesta eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno".

Após a inauguração de um comitê em Minas, Dilma é entrevistada por um jornalista local. veja: como a senhora vê o crescimento da sua candidatura nas pesquisas? O povo brasileiro sabe escolher, é a continuidade do governo Lula, e após as eleições nós vamos desarmar o palanque e estender os braços aos nossos adversários, o candidato Serra está convidado a participar do meu governo, porque nesta eleição nem mesmo Cristo querendo, me tira essa vitória, as pesquisas comprovam o que eu estou dizendo, vou ganhar no primeiro turno. Parece que está caindo a imagem de boa moça e aparecendo quem realmente é a Dilma Roussef. "O Povo Brasileiro estará cometendo um grande erro elegendo Dilma presidente e vão sofrer."
Poucos minutos após a entrevista, já tinha caído na internet, twitter.... e ela disse ter sido mal interpretada e que a frase não foi essa, porém alguns mineiros já repudiam a candidata e o quadro eleitoral começa a dar uma reviravolta, em Minas a petista estava a frente de José Serra e agora Serra já ultrapassou com uma vantagem de 5 pontos, tanto que Aécio Neves já está aparecendo na TV pedindo aos mineiros o apoio unânime a Serra.

Anônimo disse...

Pessoal não deixem de entrar no site www.inquiete.com.br e participar da enquete para presidente da república.

Anônimo disse...

Para quem pensa que o Lula é unanimidade em Pernambuco é só conferir nesses blogs sensacionais:
www.meuararipe.blogspot.com e www.pinheirochumbogrosso.blogspot.com

Anônimo disse...

NOTA PÚBLICA - Liberdade de Imprensa

A ASSOCIAÇÃO DOS JUÍZES FEDERAIS DOS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DO ESPÍRITO SANTO, vem a público em vista das recentes manifestações amplamente divulgadas por órgãos de imprensa, atribuindo ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República declarações manifestamente incompatíveis com o respeito esperado de um Chefe de Estado às cláusulas constitucionais garantidoras da liberdade dos cidadãos e órgãos de imprensa. Do supremo mandatário da nação, é esperada postura de absoluto equilíbrio e intransigente respeito aos ditames da Constituição, independentemente do contexto e das circunstâncias em que esteja envolvido. A responsabilidade da função presidencial exige de seu exercedor profunda sobriedade, que deve traduzir-se no respeito às instituições estatais e da sociedade civil, e sua respectiva contribuição na preservação da ordem legal e democrática. Nesse contexto, trata-se de um desserviço aos valores republicanos que sua Excelência tenha emitido declarações de cunho absolutamente genérico em desfavor da imprensa livre, conquista maior do Estado de Direito e da própria civilização. A construção de um Governo efetivamente moderado passa pela superação das históricas tentações de hipertrofia do Poder Executivo e da idéia de que a popularidade dos governantes possa autorizá-los a restringir ou revogar os direitos constitucionalmente atribuídos de modo incondicional aos indivíduos e às minorias. Num regime de liberdades, é fundamental o entendimento de que nem tudo é controlável ou passível de vedação pelos órgãos governamentais. Os excessos eventualmente cometidos por setores da imprensa, desde que não compreendidos na ampla esfera de sua livre atuação, podem ser reparados pela via judicial, foro adequado que permite a discussão casuística sem maior risco para as liberdades envolvidas. No mais, a AJUFERJES reafirma seu compromisso com a preservação da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa, e que as divergências manifestadas no âmbito do debate político, embora freqüentemente possa assumir tons agudos, não devem jamais resvalar para a pura e simples desqualificação de instituições essenciais à sociedade democrática.



Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2010.

Fabrício Fernandes de Castro

Presidente da AJUFERJES

RR3C disse...

O Serra

deu um banho na entrevista da CNBB.

Dilma é uma tragédia. É. como sempre, o desempenho mais acanhado e claudicante.

O debate foi montado contra o Serra, uma pena.

Waltão disse...

DEBATE NA CNBB

Faltando cerca de uma hora para o início do debate com os candidatos à Presidência da República, esta noite em Brasília, populares se aglomeraram na frente do local do evento levantando faixas contra a presidenciável Dilma Rousseff. Os manifestantes portam cartazes com frases como "Dilma Anticristo" e "Lula, nós cristãos não matamos".

RR3C disse...

Até tu, Economist

"Com 40% das suas emissões de carbono provenientes da perda de floresta, e igual porcentagem de todo o seu consumo de energia oriundo de fontes renováveis, o país está em uma posição privilegiada para liderar a redução nas emissões de carbono e desenvolver tecnologia verde, diz o texto."

Por estas e outras da imprensa "mundial" é que não entendo a posição de muitos articulistas do bem em relação à imprensa nacional.

Nenhum programa eleitoral produz resultados comparáveis aos tele-jornais. As eleições são definidas, não decididas, nestes espaços.

Canguru Perneta disse...

DO BLOG DO GIBA 1

Revista-bomba

A pouco mais de uma semana das eleições, a próxima edição da revista Veja está sendo guardada sob sete chaves, provocando tremores em várias áreas do governo e adjacências. Há quem aposte que a reportagem de capa será ainda mais explosiva do que nas últimas duas semanas. A cúpula da Editora Abril não engoliu até agora a ironia de Lula, chamando a publicação de Olha e depois, de Óia. Detalhe: Erenice Guerra, até agora, não processou Veja. Seus advogados enviaram uma notificação extrajudicial que, no duro mesmo, significa pouca coisa.

Anônimo disse...

Carta da CNBB aos fiéis sobre Dilma.



A Igreja Católica Apostólica Romana manifesta-se assustada com o rumo dos acontecimentos nos bastidores da política do PT e também assume, com esse depoimento, posição de alerta contra a possibilidade de ser eleita a candidata da situação.
Isto serve de alerta para todos os Cristãos.
Carta da CNBB aos fiéis sobre Dilma
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria". Winston Churchill
RIO - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta na última segunda-feira na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.
Leia a carta na íntegra:
"Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"
Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de "Deus" não seja manipulado ou usurpado por "César" e vice-versa.
"Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.
"Já na campanha eleitoral de 1996, denunciei um candidato que ofendeu pública e comprovadamente a Igreja, pois esta atitude foi uma usurpação por parte de César daquilo que é de Deus, ou seja, o respeito à liberdade religiosa.
"Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.
"Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que - por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus,como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender.
A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; MT 5,21).
"Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam.
"Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição.


Dom Luiz Gonzaga Bergonzini"

NÃO VOTAR NO PT É DEVER CÍVICO E CRISTÃO

Anônimo disse...

25/09/2010 | 00:00

‘Delicadeza’ de Dilma atormenta os assessores

O “jeito Dilma” de comandar fez vítimas na Casa Civil da Presidência da República, onde seu ibope é baixo, e também no comitê eleitoral. São frequentes as “baixas” na equipe, por alegados motivos de saúde, e três colaboradores estão sob tratamento. Um deles não suportou um insulto dela ao telefone e, durante a ligação, sofreu um derrame. Hoje, está sob cuidados médicos para recuperar os movimentos da boca.

Claudio Humberto

a psicopata vai matar os assessores no berro

Anônimo disse...

O filósofo Olavo de Carvalho, em seu programa semanal, faz ataques arguciosos contra o presidente mais corrupto e covarde que já esteve no poder

http://www.youtube.com/watch?v=rQpRgwETgPE

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB