STF concede habeas corpus a três acusados de participação no assassinato de Celso Daniel!

|

Três acusados de participar do assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel conseguiram liberdade após quase oito anos presos. Os três habeas corpus foram concedidos anteontem pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello.
José Edison da Silva, Elcyd Oliveira Brito e Marcos Roberto Bispo dos Santos estavam presos desde 2002, quando Daniel foi assassinado. Apontado como o mentor do crime, Sérgio Gomes da Silva, o "Sombra", que chegou a ser preso, está em liberdade, por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça), desde 2004.
A defesa dos três acusados argumentou, no pedido, que eles aguardavam desde 2002 o julgamento e que, por isso, a prisão preventiva era ilegal.
Por meio da assessoria do Supremo, Marco Aurélio disse ter concordado com a tese dos advogados. Para ele, há jurisprudência formada no Supremo de que é inconstitucional a prisão por muito tempo à espera de julgamento.
Celso Daniel (PT) foi encontrado morto, em janeiro de 2002, em uma estrada de terra em Juquitiba (SP). Seu corpo, alvejado por oito tiros, tinha também marcas de tortura.
Até agora, ninguém foi punido pelo assassinato. Oito pessoas foram denunciadas pelo Gaeco de Santo André, grupo especial de investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo, pelo assassinato do prefeito. Em 2006, familiares de Celso Daniel saíram do Brasil, em busca de asilo na Europa, pois diziam ser vítimas de ameaças por insistirem na resolução do crime.
Folha

2 comentários:

Waltão disse...

Chiiii, então tem muito neguinho por aí que vai ter que colocar as barbas de molho. Eu hein ???

grampo disse...

Eu é que não queria estar na pele do promotor José Carlos Blat. Eu hein?

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB