Petistas mistificam dados e ignoram passado!

|

Lula e Dilma dão ênfase a quantidades, em detrimento de pertinência e relevância
por Gustavo Patu na Folha

"E pasmem, para uma coisa que é importante: eu, torneiro mecânico, já sou o presidente da República que mais fez universidades neste país", anunciou o presidente Lula, na semana passada, em Teófilo Otoni (MG), como já havia feito, só neste ano, em Bacabeira (MA), São Leopoldo (RS), Araçuaí (MG), no Fórum Social de Porto Alegre e em Brasília.
Se não se trata de uma mentira em busca de ser verdade à custa de tanta repetição, é um exemplo sintomático do tipo de comparação de feitos que o PT parece querer imprimir à campanha presidencial da ministra Dilma Rousseff: que dá ênfase a quantidades, em detrimento da pertinência, recorre a números de consistência ou relevância duvidosa e, principalmente, ignora as contribuições do processo histórico.
Das 13 universidades contabilizadas pelo Planalto como obra sua, 9 são mero resultado de fusão, desmembramento ou ampliação de instituições federais de ensino superior inauguradas por outros presidentes -que, em sua época, também se valeram de estruturas preexistentes mantidas por Estados, municípios e empresas privadas.

A se levar a sério o levantamento do Ministério da Educação que sustenta a propaganda oficial, Juscelino Kubitschek supera o ritmo de Lula, com dez universidades em cinco anos de mandato. Até o arquirrival FHC, já acusado pelo petista de não ter criado nenhuma, conta com seis no documento.
A retórica de campanha deixa de lado dados e argumentos para defender a necessidade de mais universidades ou demonstrar seus efeitos na produção acadêmica nacional. A inauguração de instituições é apresentada com um fim em si mesma e evidência de uma nova era. "Tudo o que a gente puder fazer pela educação ainda é pouco diante da quantidade de anos em que nós não fizemos nada", nas palavras de Lula.
Sem a mesma verve do presidente, a ministra da Casa Civil se vale de um tom bem mais tecnocrático. "Até 2003 tinham sido construídas no Brasil 140 escolas técnicas profissionalizantes, e só no governo Lula já foram feitas 140, com a previsão de construção de mais 74. É esse tipo de comparação a que me refiro".
Tanto detalhamento está longe de significar precisão. As escolas federais criadas até 2009 foram pouco mais da metade do anunciado -e o número de matrículas, no período, cresceu apenas 20%, bem abaixo dos 45% na rede estadual.
Mais importante, omite-se que, na divisão consagrada de tarefas entre os entes federativos, o ensino profissionalizante cabe preferencialmente aos Estados, onde estão 30% dos alunos, o triplo do bolo federal, enquanto 55% das matrículas estão no setor privado. A ampliação da participação direta da União não é consensual entre os especialistas.
Combinação de preferência ideológica e conveniência eleitoral, todas as realizações reais e imaginárias citadas nos palanques petistas convergem para a apologia do papel do Estado e do gasto público, numa estratégia já empregada com sucesso no pleito de quatro anos atrás. Na época, o neoliberalismo, embora adotado com convicção pela primeira equipe econômica petista, foi o vilão escolhido.

Despesa social recorde
Lula e Dilma, indiscutivelmente, respondem hoje por despesas recordes na área social -porque seu governo deu prioridade ao setor, mas também porque a Constituição de 1988 tornou obrigatórios gastos crescentes com previdência, saúde e assistência social, que se tornaram explícitos quando o Plano Real controlou a inflação.
Não satisfeitos, o presidente e a candidata tentam faturar até a principal frustração do segundo mandato: a tentativa malsucedida de, a partir de obras públicas listadas no PAC, elevar a taxa de investimento do país à casa de 20% do Produto Interno Bruto -no terceiro trimestre do ano passado, dado mais atualizado, a taxa estava em 17,7%, abaixo do patamar de 2007.
"Nos últimos 30 anos, se juntar tudo o que os presidentes da República investiram em saneamento básico, não chega à metade do que nós estamos investindo hoje", discursou Lula no último dia 3. Por sorte ou cálculo, o horizonte temporal mencionado deixou de fora os gastos incomparavelmente mais altos realizados pela ditadura militar na década de 70.
Mas, menos de um mês antes, o ministro Carlos Lupi (Trabalho), já havia anunciado que, de R$ 7,6 bilhões em recursos do FGTS programados para o setor, apenas R$ 1 bilhão havia sido efetivamente contratado em 2009. Tudo somado, ainda não foi superado o investimento de 0,23% do PIB de 2001.

10 comentários:

Waltão disse...

DO C.H.

Arruda está a
cada dia mais abatido, no cárcere
A cada dia que passa, o governador afastado do DF, José Roberto Arruda, está mais abatido. O grupo reduzido de pessoas com acesso à sala onde está preso há uma semana, na superintendência da Polícia Federal, sempre o encontra cabisbaixo, calado, abatido, pelo menos 4kg mais magro, emocionando-se a cada visita. Sem privacidade, o governador tem a companhia permanente de dois agentes da PF.

PERGUNTAR NÃO OFENDE: SERÁ QUE QUANDO ELE ENFIAVA DINHEIRO NA MEIA, NA CUÉCA, NA CIROLA, ETC.ETC. ELE TAMBÉM SE EMOCIONAVA, HEIN ?????

Nikacio Lemos Bitencult disse...

MUITO BOM PARA O BRASIL !!!

Tenho observado que o número de blog, site e pessoas que se opõem ao governo Lula tem sido cada vez + crescente.
Muiiiiiiiiiiito bom!!!!
Vejo que a cura para lavagem cerebral é possível !!!

ANTES TARDE QUE NUNCA !!!!

Fui.................

Waltão disse...

CRUZES !!!!

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou hoje, durante o 4º Congresso do PT, que considera muito bem-vindo em sua campanha à Presidência da República o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, apontado pelo procurador-geral da República como "chefe da quadrilha" responsável pelo escândalo do mensalão

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Se ela afirma que deputado cassado e ex chefe da quadrilha do mensalão do PT o senhor José Dirceu é bem vindo para colaborar na campanha dela, isso é ótimo para o PSDB e Aliados. .

ISSO É ÓTIMO PORQUE SERÁ COMBUSTÍVEL PARA A OPOSIÇÃO BOMBARDIAR ESSES PETRALHAS CORRUPTOS.

Fui..........
Nikacio lemos
23 anos universitário

Lucas disse...

Assistencialismo criminoso

Como o setor têxtil é de vital importância para a economia do
Ceará, a demanda por mão de obra na indústria têxtil é imensa e precisa ser
constantemente formada e preparada. Diante disso, o Sindtêxtil fechou um
acordo com o governo para coordenar um curso de formação de costureiras.
O governo exigiu que o curso deveria atender a um grupo de 500 mulheres que
recebem o Bolsa Família. De novo: só para aquelas que recebem o Bolsa
Família.

O importante acordo foi fechado dentro das seguintes atribuições: o governo
entrou com o recurso; o Senai com a formação das costureiras, através de um
curso de 120 horas / aula; e, o Sinditêxtil com o compromisso de enviar o
cadastro das formandas às inúmeras indústrias do setor, que dariam emprego
às novas costureiras. Pela carência de mão obra, a idéia não poderia ser
melhor.

Pois bem. O curso foi concluído recentemente e com isto os
cadastros das costureiras formadas foram enviados para as empresas, que se
prontificaram em fazer as contratações. E foi nessa hora que a porca torceu
o rabo, gente. Anotem aí: o número de contratações foi ZERO. Entenderam bem?
ZERO, gente.

Enquanto ouvia o relato, até imaginei que o número poderia ser
baixo, mas o fato é que não houve uma contratação sequer. ZERO. Sem qualquer
exagero. O motivo? Simples, embora triste e muito lamentável, como afirma
com dó, o diretor do Sinditêxtil.

Todas as costureiras, por estarem incluídas no Bolsa Família, se
negaram a trabalhar com carteira assinada. Para todas as 500 costureiras que
fizeram o curso, o Bolsa Família é um beneficio que não pode ser perdido. É
para sempre. Nenhuma admite perder o subsidio. SEM NEGÓCIO - Repito: de
forma uníssona, a condição imposta pelas 500 formandas é de que não se
negocia a perda do Bolsa Família. Para trabalhar como costureira, só
recebendo por fora, na informalidade.

Como as empresas se negaram, nenhuma costureira foi aproveitada.

por Horacio Camilo Banchero - 18.02.10

Nikacio Lemos Bitencult disse...

MENTIRAS, MENTIRAS, MENTIRAS, MENTIRAS ..............................
O que + este governo Lula tem feito !!!!
Tem sido ótimo na arte de propaganda através da TV e Rádio.
LULA PROPAGANDA ENGANOSA É CRIME !!!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

MENTIRAS, MENTIRAS, MENTIRAS, E + MENTIRAS ..............................
Números enganadores desse governo mentiroso !!!!!!!!!!!!
Outra grande mentira, é dizer que a gasolina importada tem procedência dos USA e Europa.
Putz, será que alguém aqui no Brasil acreditaria mesmo que o governo comunista e fascista de esquerda do Lula que sempre mete o pau no primeiro mundo iria mesmo deixar de importar da Venezuela para importar dos USA e Europa.
Pára com isso Lula !!!
CHEGA DE MENTIRAS !!!!!
Fala a verdade pelo menos uma vez , e mostre ao Brasil que a gasolina é procedente da Venezuela e tem sido de lá para ajudar seu amiguinho o ditador de M... Hugo Chávez.
E se investigarem +, é bem possível que descobrir que Lula estar elaborando importação de petróleo do Irã.
O + absurdo dos absurdos, é saber que o Brasil importa petróleo, algo que não vinha sendo feito a + de 40 anos .
Nem no governo militar isso aconteceu !!!!
ETA governo surpreendente para o lado negativo é esse governo Lula !!!

Fui...........
Nikacio lemos
23 anos universitário

Partido Alfa disse...

Em Cuba o analfabetismo é zero. A maioria tem curso superior. Detalhe: embora todos saibam ler não lhes é permitido ler o que gostariam. Quanto aos cursos superiores, a maioria não serve pra nada. Prefiro saber manejar bem uma colher de pedreiro ou um serrote.

Letícia disse...

Tudo da "Coisa" vira m ##***@@@

Retirante
A Geração Editorial está recolhendo das livrarias a biografia "Lula do Brasil - A História Real, do Nordeste ao Planalto", escrita pelo brasilianista inglês Richard Bourne. Cumpre decisão liminar da Justiça do Rio após ação movida pelo cineasta Luiz Carlos Barreto, segundo quem a capa é muito parecida com o cartaz do filme "Lula, o Filho do Brasil", produzido por ele.

A editora, que reconheceu a "inspiração", prepara outra capa para colocar o livro novamente à venda.

RETIRANTE 2
A multa para o não recolhimento é de R$ 50 mil por dia. O editor Luiz Fernando Emediato pediu à Justiça que não seja punido por casos isolados de livros remanescentes nas prateleiras. Argumenta que, por mais que se esforce, o recolhimento completo dos exemplares é "humanamente e logisticamente impossível".

RETIRANTE 3
À coluna, Emediato se queixou do processo. Diz que sempre foi "um dos principais conselheiros do presidente da Força Sindical, que está orientando seus 1.800 sindicatos" a apoiarem o filme.

Coluna Monica Bergamo

Letícia disse...

Tudo da "Coisa" vira m ##***@@@

Retirante
A Geração Editorial está recolhendo das livrarias a biografia "Lula do Brasil - A História Real, do Nordeste ao Planalto", escrita pelo brasilianista inglês Richard Bourne. Cumpre decisão liminar da Justiça do Rio após ação movida pelo cineasta Luiz Carlos Barreto, segundo quem a capa é muito parecida com o cartaz do filme "Lula, o Filho do Brasil", produzido por ele.

A editora, que reconheceu a "inspiração", prepara outra capa para colocar o livro novamente à venda.

RETIRANTE 2
A multa para o não recolhimento é de R$ 50 mil por dia. O editor Luiz Fernando Emediato pediu à Justiça que não seja punido por casos isolados de livros remanescentes nas prateleiras. Argumenta que, por mais que se esforce, o recolhimento completo dos exemplares é "humanamente e logisticamente impossível".

RETIRANTE 3
À coluna, Emediato se queixou do processo. Diz que sempre foi "um dos principais conselheiros do presidente da Força Sindical, que está orientando seus 1.800 sindicatos" a apoiarem o filme.

Coluna Monica Bergamo

Waltão disse...

Lula jura ao Estadão que não deseja voltar em 2014 e Dirceu admite que “nunca foi embora” do poder

Por Jorge Serrão

Lula fez ontem jus ao reservado apelido (Boi) que tinha quando era sindicalista e muito amigo do delegado Romeu Tuma, ainda nos tempos da dita-dura. Numa entrevista ao Estadão, o presimente quase jurou que não tem o objetivo de voltar ao poder em 2014 e justificou por que escolheu Dilma Rousseff como candidata: “Ninguém aceita ser vaca de presépio e muito menos eu iria escolher uma pessoa para ser vaca de presépio. Todo político que tentou eleger alguém manipulado quebrou a cara.”

Quem também não vai deixar o poder desde que Lula assumiu, se Dilma eventualmente vencer a eleição, é o eminência parda José Dirceu de Oliveira e Silva. Só que o ator principal do filme “a volta do que nunca deixou de ir do poder” deseja ter mais visibilidade no “seu” próximo governo. No Congresso do PT, Dirceu falou uma grande verdade sobre sua situação no PT e no poder: “Não estou voltando porque nunca fui embora, nunca parei depois que fui cassado. Vou ter uma função oficial na campanha da Dilma, mas ainda não sei o que vou fazer”.

A estrela Josef Dirceu (que é a sombra do $talinácio) advertiu que seu envolvimento no escândalo do mensalão não vai “causar impacto negativo na campanha da Dilma”. Dirceu também foi sincero ao reclamar que o escândalo ainda o persegue: “Esse fantasma ainda não está sepultado porque não fui julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Quero ser julgado o mais rápido possível. Em tudo que fui julgado, fui absolvido. O que vocês chamam de mensalão não é corrupção. Foi financiamento de campanha e caixa dois. Não há nada contra mim, não vejo porque ser condenado”.

NB: SEM COMENTÁRIOS !!!!

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB