Frustração em bloco!!!

|

Fracasso na eliminação de anomalia tarifária no Mercosul é um dos custos do excesso de ambição na estratégia da associação

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, declarou-se frustrado com o impasse que postergou a retirada de uma importante distorção no Mercosul. Fracassou anteontem, na reunião de líderes latino-americanos na Bahia, a tentativa de eliminar a chamada dupla incidência da Tarifa Externa Comum no bloco sul-americano.
A TEC é o imposto de importação que deveria ser aplicado em regime único pelos integrantes do bloco. Nesse conceito, não faz diferença se uma mercadoria desembarca em Santos, Buenos Aires ou Assunção: será gravada da mesma maneira, com base numa tabela que varia de 0 a 20%, de acordo com a classe do produto.
Na prática o sistema funciona mal. Além de comportar diversas exceções, o regime da TEC permite que um mesmo produto seja taxado duas vezes no interior do bloco. Um bem que desembarca no Rio, por exemplo, e é vendido para uma empresa em Montevidéu paga o imposto no Brasil e, depois, no Uruguai.

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB