"Espelho, espelho meu..."

|

"Espelho, espelho meu...quem gasta mais do que eu?
Governo quer cortar crediário e consumo excessivo, mas não cuida do seu próprio quintal


Bem, Lula então está preocupado em frear o aumento do consumo e, assim, do risco da alta adicional de preços. A Fazenda pretende conter a demanda por meio de controles tais como a redução do prazo do crediário do carro a fim de evitar que o Banco Central o faça por meio dos juros.

...Controle de preços por meio de limite ao crédito pessoal lembra ainda pacotes dos anos 80. Não deu muito certo.
Até fevereiro, o ministro Mantega parecia convicto de que não havia problemas nos preços. "Estamos cumprindo os objetivos da política de metas de inflação... Então não vejo nenhuma razão no horizonte para elevação dos juros... A inflação está totalmente controlada", dizia.

Agora, fala em excesso de demanda, de consumo, do que o governo é grande estimulador, pois seu gasto cresce ao dobro do ritmo de crescimento do PIB. Conter o gasto público seria relevante para vários dos objetivos que o governo ora parece se propor: conter a demanda, evitar que o BC eleve juros (ou os eleve menos) e o gasto correspondente com a dívida pública. Ajuda a conter a alta do real. A poupança poderia ser usada para o abate da dívida, o que reduz ainda mais a despesa fiscal. continua

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB