Debate: ir ou não ir???

|

Para Ibope, debate pode decidir se há segundo turno, segundo Miriam Leitão.
O presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, acha que o debate nesta quinta-feira na TV Globo é decisivo; se o presidente Lula não comparecer, ele pode perder a chance de ganhar ainda no primeiro turno.
A opinião de Montenegro é que o pior momento do efeito dossiê já passou, mas Lula perdeu pontos desde o começo desta última crise. Para ele, existem três fortes razões para que o debate influencie na decisão do eleitor e defina se haverá ou não um segundo turno:

1 - A tendência histórica dos debates é cada eleitor ficar com o seu candidato e achar que ele foi o melhor - a não ser que haja algum fato realmente extraordinário no debate. Se um candidato não vai, acaba levando a pior.

2 - O debate é tarde; começa às 22h30 e até que se expliquem as regras e que ele aqueça, a maioria do eleitorado de Lula já foi dormir, porque tem que acordar cedo para trabalhar no dia seguinte. Então, participando, ele tem chance de recuperar eleitores que tinha perdido sem pôr em risco os que já tem.

3 - O natural é que o presidente-candidato vá ao debate. Lula não ir e deixar a cadeira vazia vai dar a impressão de covardia e de que está tentando se esconder de alguma coisa. Se for assim, aumentam as chances de reaparecerem as acusações dos últimos tempos.
Aguardemos!!

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB