Uma geração de predadores!!!! por Olavo de Carvalho

|

Diário do Comércio - Uma geração de predadores
Olavo de Carvalho - 2/6/2011 - 20h04

Desde que me distanciei do Brasil, tenho visto a inteligência dos meus compatriotas cair para níveis que às vezes ameaçam raiar o sub-humano. Não posso medi-la pela produção literária, que veio rareando até tornar-se praticamente inexistente num país que já teve alguns dos melhores escritores do mundo.

Meço-a pelas teses universitárias que me chegam, cada vez mais repletas de solecismos e contrassensos grotescos, pelos comentários de jornal, pelos pronunciamentos das chamadas "autoridades" e, de modo geral, pelas discussões públicas. Em todo esse material, o que mais salta aos olhos não é o vazio de ideias, não é a estupidez dos raciocínios, não é nem mesmo a miséria da linguagem: é a incapacidade geral de distinguir entre o essencial e o acessório, o decisivo e o irrelevante.

Não há problema, não há tema, não há assunto que, uma vez trazido ao palco – ou picadeiro –, não seja infindavelmente roído pelas beiradas, como se não tivesse um centro, um significado, um sentido em torno do qual articular uma discussão coerente. Cada um que abre a boca quer externar apenas algum sentimento subjetivo deslocado e extemporâneo, exibir bom-mocismo, angariar simpatias ou votos, como se se tratasse de uma rodada de apresentações pessoais num grupo de psicoterapia e não de uma conversa sensata sobre – digamos – alguma coisa.


A coisa, o objeto, o fato, o tema, este, coitado, fica esquecido num canto, como se não existisse, e depois de algum tempo cessa mesmo de existir. A impressão que me sobra é a de que toda a população legente e escrevente está sofrendo de síndrome de déficit de atenção. Ninguém consegue fixar um objeto na mente por dez segundos, a imaginação sai logo voando para os lados e tecendo, embevecida, um rendilhado de frivolidades em torno do nada.

Se me perguntarem quais são os problemas essenciais do Brasil, responderei sem a menor dificuldade:

1) A matança de brasileiros, entre quarenta e cinquenta mil por ano;
2) O consumo de drogas, que aumenta mais do que em qualquer país vizinho, e que alguns celerados pretendem aumentar ainda mais mediante a liberação do narcotráfico – o maior prêmio que as Farc poderiam receber por décadas de morticínio.
3) A absoluta ausência de educação num país cujos estudantes tiram sempre os últimos lugares nos testes internacionais, concorrendo com crianças de nações bem mais pobres; num país, mais ainda, onde se aceita como ministro da Educação um sujeito que não aprendeu a soletrar a palavra "cabeçalho" porque jamais teve cabeça, e onde se entende que a maior urgência do sistema escolar é ensinar às crianças as delícias da sodomia – sem dúvida uma solução prática para estudantes e professores, já que o exercício dessa atividade não requer conhecimentos de português, de matemática ou de coisa nenhuma exceto a localização aproximada partes anatômicas envolvidas.
4) A falta cada vez maior de mão de obra qualificada de nível superior, que tem de ser trazida de fora porque das universidades não vem ninguém alfabetizado.
5) A dívida monstruosa acumulada por um governo criminoso que não se vexa de estrangular as gerações vindouras para conquistar os votos da presente, e que ainda é festejado, por isso, como o salvador da economia nacional.
6) A completa impossibilidade da concorrência democrática num quadro onde governo e oposição se aliaram, com o auxílio da grande mídia e a omissão cúmplice da classe rica, para censurar e proibir qualquer discurso político que defenda os ideais e valores majoritários da população, abomináveis ao paladar da elite.
7) A debilitação alarmante da soberania nacional, já condenada à morte pela burocracia internacional em ascensão e pelo cerco continental do Foro de São Paulo (aquela entidade que até ontem nem mesmo existia, não é?).
8) A destruição completa da alta cultura, num estado catastrófico de favelização intelectual onde a função de respiradouro para a grande circulação de ideias no mundo, que caberia à classe acadêmica como um todo, é exercida praticamente por um único indivíduo, um último sobrevivente, que em retribuição leva pedradas e cuspidas por todo lado, especialmente dos plagiários e usurpadores que vivem de parasitar o seu trabalho.

Se me perguntam a causa desses oito vexames colossais, digo que é a coisa mais óbvia do mundo: quarenta anos atrás, as instituições que se gabam de ser as maiores universidades brasileiras lançaram na praça uma geração de pseudo-intelectuais morbidamente presunçosos, que na juventude já se pavoneavam de ser "a parcela mais esclarecida da população".

Hoje essas mentes iluminadas dominam tudo – sistema educacional, partidos políticos, burocracia estatal, o diabo –, moldando o País à sua imagem e semelhança. Matança, dívidas, emburrecimento geral, debacle do ensino, é tudo mérito de um reduzido grupo de cérebros de péssima qualidade intoxicados de ideias bestas e vaidade infernal. Dentre todas as gerações de intelectuais brasileiros, a pior, a mais predatória, a mais destrutiva.


Se querem saber agora por que os temas fundamentais não podem ser enxergados e discutidos na sua essência, por que as atenções são sempre desviadas para detalhes laterais e por que, em suma, nenhum problema neste país tem solução, a resposta também não é difícil: quem molda os debates públicos, por definição, é a elite dominante, e esta não permite que nada seja discutido exceto nos moldes do seu vocabulário, dos seus interesses, da sua agenda, da sua irresponsabilidade psicótica, da sua ambição megalômana, da sua autoadoração abjeta.

Enquanto vocês não perderem o respeito por essa gente, nada de sério se poderá discutir no Brasil.
Olavo de Carvalho é ensaísta, jornalista e professor de Filosofia

5 comentários:

Anônimo disse...

segunda-feira, 6 de junho de 2011


JORNALISTA IDIOTA

MENSAGEM PARA O JORNALISTA


RENATO DA TV GLOBO e APRESENTADOR DO BOM DIA BRASIL

Assim como você fez um juízo de valor dos bombeiros dizendo que eles quebraram uma reputação com suas justas reinvindicações vou fazer um juízo de valor de sua pessoa: você é um idiota e covarde.


Quantas vezes você fez algum juízo de valor desse governo bandoleiro que paga milhões à TV Globo para fazer suas propagandas além de emprestar alguns bilhões – através do BNDES – para os seus patrões para serem pagos a perder de vista?


Muito pior do que isso é você, membro dessa corja do jornalismo marrom que faz dos meios de comunicação um instrumento de exploração do povo, e que assistem passivamente o país ser destruído por esse Covil de Bandidos chamado de poder público.


O que você “corajoso” jornalista tem a dizer do ministro Palocci?


Por que não diz, ao vivo, que esse ministro não tem dignidade para continuar no cargo?


O que você “corajoso” jornalista tem a dizer de quem rouba um crucifixo do acervo do poder público e fica por isso mesmo?


O que você “corajoso” jornalista TEM A DIZER desse governador que injeta bilhões preparando o Rio para a copa e deixa ao abandono a região serrana depois das enchentes que mataram mais de 1000 cidadãos sendo a maioria crianças. Esse governo é digno do cargo?


É mais fácil falar dos bombeiros, que apanham dessa força policial que não consegue diminuir a criminalidade no Rio, do que de quem ajuda a pagar seu salário com propagandas que manipulam a ignorância reinante no país.


Seu bosta!


Geraldo

http://lilicarabinabr.blogspot.com/



é um calça kagada, covarde pusilânime

UM BOSTA!

RR3C disse...

Gusta,

matéria no Guararapes.

"Com a vigência da norma, a prisão estará praticamente inviabilizada no país
O projeto aprovado no Congresso Nacional também prevê o descabimento da prisão nos crimes tentados de homicídio, ainda que qualificado; infanticídio; aborto provocado por terceiro; lesão corporal seguida de morte; furto qualificado; roubo; extorsão; apropriação indébita, inclusive previdenciária; estupro; peculato; corrupção passiva, advocacia administrativa e concussão; corrupção ativa e lavagem de dinheiro. Também estariam afastados da prisão os autores de crimes ambientais e de colarinho branco - sejam consumados ou tentados - e ainda parte dos crimes previstos na Lei de Drogas, inclusive os casos de fabricação, utilização, transporte e venda tentados.
Em outras palavras, a prisão estará praticamente inviabilizada no país, já que se exige a aplicação, pelo juiz, de um total de nove alternativas antes dela, restringindo-a sensivelmente. O legislador resolveu "resolver". O crime econômico e financeiro, em quase toda a sua extensão, ficou de fora. Aos olhos do legislador, o crime econômico não seria grave....."

Entra em vigor, após sanção, em 60 dias.

Não há mais o que fazer institucionalmente.
Somente uma guerra civil poderá recompor o país. Antes, porém, veremos tudo piorar, e piorar muito.
Mas a guerra virá - na verdade uma guerra já está aí - antes do que esperam os Senhores do Crime.

Anônimo disse...

Do jeito que Palocci saiu, parece que chamaram o Capitão Nascimento para bater no peito dêle e gritar:
Palocci! Pede prá sair!Pede prá sair!

RR3C disse...

Corriere dela sera:

"MELÕES DO MINISTRO - A primeira reação foi a do Ministro da Juventude Italiana Giorgia Meloni (PDL): "a decisão do juiz não Brasileiro supremo para aprovar a extradição de um criminoso como batistas, assim como a do então presidente Lula, é foi mais uma humilhação infligida às famílias de suas vítimas. " Para o ministro, "a justificativa para a demissão da acção são um tapa instituições italianas, um ato indigno de uma nação civilizada e democrática. O governo - acrescentou Giorgia Meloni - continuará a fazer tudo em seu poder, incluindo na UE, para fazer uma assassina vulgar que até agora tem mascarado os seus crimes por trás da luta política será finalmente entregue à terra natal galeras, finalmente, cumprir sua dívida para com o povo italiano. Eventualmente, uma retórica política vergonhosa prevaleceu sobre a justiça. "

Anônimo disse...

Emfim, esse é o Paiz da impunidade; um paraíso para os criminosos daquí e também para os que vem de outros países.

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB