Lista fechada: a forma do PT perpetuar-se no poder!

|

Um fantasma ronda o Congresso Nacional. Na semana passada, ele se cristalizou no formato de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) com uma proposição de arrepiar os cabelos: retirar dos eleitores brasileiros o direito, previsto na Constituição, de votar diretamente em seus candidatos para depurado federal, estadual e vereador. De acordo com a proposta, contida em um texto de apenas duas páginas, o atual sistema de eleição para esses cargos seria substituído pelo chamado "voto em lista fechada". Este modelo, como o nome sugere, prevê que os partidos criem listas de representantes para disputar as eleições para o Legislativo. Entrariam nas listas algumas poucas pessoas aprovadas pelas cúpulas partidárias. No dia da votação, o eleitor só poderia votar na legenda - e não nos candidatos. Sua liberdade de escolha, portanto, ficaria restrita a optar entre o PT, o PMDB, o PSDB. .. e assim por diante. Quanto mais votos um partido recebesse, mais candidatos elegeria. Ou seja: os iluminados escolhidos pela direção partidária ganhariam mandatos mesmo sem ter recebido um único voto em seu nome. A PEC foi aprovada pela comissão de reforma política do Senado. Para entrar em vigor, ainda precisa passar pelo plenário da Casa e, depois, pelo crivo da Câmara.

“O PT é o principal interessado em aprovar essa mudança”, explica o filósofo Denis Rosenfield, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2007, o sistema de voto em lista fechada tomou-se uma obsessão da alta cúpula petista. O PT alega que o modelo fortaleceria os partidos, por obrigar todos os integrantes de cada agremiação a defender as mesmas bandeiras nas eleições. Balela. O que orienta os petistas nessa escolha é uma esperteza baseada na conjuntura, e não uma questão de princípios. Eles apostam que a lista fechada ampliará sua representação na Câmara. Há dois meses, uma pesquisa do Datafolha revelou que o PT é o partido preferido de 26% dos eleitores. Outros partidos grandes, como o PMDB e o PSDB, foram mencionados por 6% e 5% dos entrevistados, respectivamente. Essa distância brutal em relação às outras legendas se repete em rodas as pesquisas realizadas desde 2003, quando os petistas chegaram ao poder. O que se pretende com a lista fechada, portanto, é congelar o momemo atual da política brasileira, em que o PT domina a paisagem: Petistas de alto coturno também se arrepiam, mas de emoção, ante a possibilidade de ordenar o rol de representantes do partido sem a participação dos eleitores. Na prática, esse mecanismo garantirá aos chefões da legenda mandato vitalício: eles estarão sempre nas primeiras posições da lista petista.

Como quase tudo o que envolve o partido de Lula, há também um forte componente financeiro no meio dessa discussão. Com a lista fechada, querem empurrar goela abaixo do eleitor o financiamento público das campanhas. As legendas não precisariam mais arrecadar dinheiro para disputar as eleições: receberiam um cheque polpudo do governo para cobrir todas as despesas. Desde os anos 80, muitos petistas defendem essa bandeira, sob o argumento de que o financiamento público permite que pobres e ricos concorram em pé de igualdade. Mas a questão só entrou na ordem do dia por causa do escândalo do mensalão. Pilhados operando um gigantesco esquema de corrupção usado para aliciar deputados, os petistas passaram a argumentar que o financiamento público eliminaria a necessidade de praticar malfeitos. Risível. A proposta do partido é que o governo financie as eleições com 7 reais por eleitor - o que significaria 950 milhões de reais a cada pleito. Os recursos seriam distribuídos de acordo com a votação de cada legenda na eleição anterior para a Câmara. Adivinhe quem ficaria com a maior parte, se a divisão do bolo ocorresse hoje. O PT, claro. É mais uma forma de tentar se perpetuar no poder.

O voto em lista fechada surgiu em 1885, na Bélgica. A ideia era permitir que diversas ideologias tivessem espaço no Parlamento, respeitando o direito de minorias. Mas sua aplicação só faz sentido quando há partidos fortemente ideológicos: um monarquista, um socialista, um liberal ... Na geleia geral dos partidos brasileiros, em que há gente que admite não ser "nem de direita, nem de esquerda, nem de centro", não há a menor justificativa para isso. A lógica petista, que pretende mudar as regras do jogo para usurpar do eleitor o direito de escolher seus representantes no Parlamento, emula o velho princípio bolchevique de que não há virtude fora do partido. Só a agremiação sabe o que é melhor para o povo. O germe dessa ideia tosca foi plantado na Rússia, após a revolução de 1917, e até hoje dá frutos podres em lugares tão democráticos quanto Cuba, China e Coreia do Norte. Inspirar-se nesse clube é tudo o que o Brasil não precisa fazer.
VEJA - 14/05/2011

6 comentários:

José de Araújo Madeiro disse...

Gusta,

Como é muita petulância desses PTralhas.

O PTralhas sabem o que é melhor para o povo brasileiro, desde que eles fiquem no poder aed eternum.

Essa piada até risivel... Ah...ah..ah...

Lula pensa que o Brasil é uma terra que só tem trouxas!

Att. Madeira

Anônimo disse...

Isso não passa, o pmdb e os outros partidos não aprovarão isso nunca.

José de Araújo Madeiro disse...

Gusta,

Repassamos para você um comentário que postamos para matéria ¨A diferença entre um povo de pedigree e um povo vira latas¨ do Blog do Ferra Mula:

É a Ditadura do PT.

Uma Ditadura de Bandidos, com um trabalho sujo e surrealista de outra bandalha podre que vem agindo no Congresso Nacional, entre bastidores, conforme orientação do Senhor José Sarney, para nos impigir uma derrota pelo crime que não praticamos. Apenas trabalhamos, pagamos impostos, estudamos e votamos. Eis, então, o nosso crime.

Essencialmente para comprometer o futuro de gerações que ainda não nasceram. E que perfídia mais cruel, não sòmente contra nós próprios, sobretudo para o nosso povo e para gerações do porvir.


Com outra bandalha que atua na Justiça. Também de certos empresários e de alguns jornalistas que só veem dinheiro fácil. Ninguém está preocupado com o Brasil. Apenas as vantagens e libertinagens imediatas.

Até mesmo o povão do momento, vidrado nas telenovelas, nas fantasias dos discursos ilusionistas dos socialistas, enchendo as barrigas com as migalhas distribuídas pelo Estado PTralha.



Lula aparelhou e dominou todos poderes e instituições brasileiras. Está tramando contra o futuro da nação, aplicando técnicas da acomodação e da degradação. Que vem ¨f......¨ à classe média que paga impostos e que vem recebendo salários progressivamente aviltantes, num processo de nivelamento por baixo.

Quando, sem escolaridade adequada e imprescindível em todos países para se desenvolverem, o Brasil vem sendo transformado numa nação de quinta categoria e que, certamente, terá sua economia sufocada pela China à guisa de enfrentar ideologicamente os States.



Num projeto mais ousado do que o do Hugo Chaves, sob comando do Lula, para nos submeter com sua Ditadura PTralha e Corrupta, tornando-se impune na história. E feito como o maior líder da América em todos tempos, capaz até de promover sua revolução sem sangue, conforme os preceitos de Antonio Gramsci.



Mas, estamos de consciência tranquila. Há cinco anos que trabalhamos nosso blog, quando começamos a ler matérias do Foro de São Paulo. Desde do nosso Blog Brasil Antiditadura e depois O Brasil Republicano.

Consiste num trabalho estafante e e angustiante, todavia compensador. Por tratar-se de um Legado que podemos deixar para nossos filhos e netos. Para que eles não sejam ludribiados pela bandalha que atualmente nos governa. Para que possam saber que nós não nos abrigamos na covardia da omissão.

Att. Madeiro

Anônimo disse...

CAMPANHA :

“ DESARME OS BANDIDOS QUE OS MOCINHOS ENTREGAM SUAS ARMAS ...”

REPASSANDO...
OXALÁ TENHA SORTE ,EM VER OS BRASILEIROS UNIREM-SE POR UMA CAUSA JUSTA E TRANSPARENTE COMO ESSA !!?

Esta é uma Matéria que vale a pena repassar, solicito que divulguemos com entusiasmo,
chega de nepotismo e de interesses ardilosos!

PESSOAS DE BEM NÃO USAM ARMAS E SE ALGUNS FAZEM ISSO HOJE, É PORQUE SÃO PRECIONADOS PELA FALTA DE SEGURANÇA NO PAÍS!

Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada
qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos,
prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entenda de uma vez por todas que NÃO lhe cabe desarmar cidadãos de bem.

Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:

Fim da imunidade Parlamentar ? SIM

Voto facultativo? SIM!

Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!

Reduzir pela metade os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!

Pagar um salário decente para Professores, Policiais , Médicos ? SIM

Acabar com a pobreza, o descaso da Saúde, da Educação ? SIM

Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM!

Desvincular o Sistema Judicial da Política e nomeações por tempo de serviço? SIM!

Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM!

Cláusula de bloqueio para partidos pequenos sem voto? SIM!

Fidelidade partidária absoluta? SIM!

Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!

Ampliação do Ficha-limpa? SIM!

Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM!

Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público e bloqueio dos bens ? SIM!

Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!

Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um terço? SIM!

Enriquecimento ilícito em cargos Públicos ? NÃO

Voto em lista fechada? NÃO!

Financiamento público das campanhas? NÃO!

Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!

Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM!

UM BASTA! NA POLITICAGEM RASTEIRA QUE SE PRATICA NO BRASIL? SIM !!!!!!!!!!!

"O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens
sábios e a humildade faz homens grandes."

Letícia disse...

É a QUADRILHA unida para tapar o sol com a peneira!!!!

O ex-ministro da Comunicação Social Franklin Martins está no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff. Apesar de a agenda oficial informar que a presidente estaria apenas com despachos internos, o ex-ministro, responsável por traçar as estratégias de comunicação do segundo mandato do governo Lula, chegou ao Alvorada às 9h50. A atual ministra, Helena Chagas, está no Palácio do Planalto.

Canguru Perneta disse...

DO BOB JEFF

Semana quente pela frente

Seja qual for a orientação do Palácio do Planalto na votação do Código Florestal, a verdade é que o governo vai ter que suar na semana que vem. A oposição promete entrar com requerimentos de convocação do ministro Palocci em diversas comissões, tem votação de MPs, promessa de instalação da CPI da Saúde, entre outras demandas. As lideranças governistas terão que descansar neste fim de semana (se é que as revistas vão deixar), porque os próximos dias prometem mais emoções fortes. Ainda mais porque a oposição iniciou nesta sexta a coleta de assinaturas para criar a CPI do Palocci.

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB