Guerra: PT aparelhou estado e gerou crise institucional - Brasil - Notícia - VEJA.com

|

Guerra: PT aparelhou estado e gerou crise institucional - Brasil - Notícia - VEJA.com

Guerra: PT aparelhou estado e gerou crise institucional
Depois de nova revelação feita por VEJA, tucanos lembram histórico de dossiês
Gabriel Castro

A reportagem de capa de VEJA, que mostra o grau envolvimento da máquina do governo com a elaboração de dossiês, repercutiu entre líderes da oposição.
O presidente nacional do PSDB, Sério Guerra, afirma que a revelação é mais um sinal de que o país vive “uma crise importante”.
Na avaliação de Guerra, o PT tem um longo histórico de uso da máquina pública para fins partidários: eles aparelham tudo o que estiver ao alcance das mãos: Casa Civil, Polícia Federal, Ministério da Justiça, o que for”, diz o tucano.

O presidente do PSDB afima que o governo petista degradou as instituições: “Os fundamentos políticos e democráticos estão sendo totalmente corroídos”. Para o senador Álvaro Dias (PSDB), o caso só reafirma a tese de que a montagem de dossiês constitui um método dos petistas: “É uma prática recorrente que vem desde 2002 e é incentivada pela impunidade”, afirma.

“Esse é o legado dos oito anos de governo Lula: uma época de corrupção, onde quem deveria dar o exemplo não dá”, opina a senadora Marisa Serrano. A tucana presidiu a CPI dos Cartões Corporativos, em 2008. Na época, a Comissão Parlamentar de Inquérito investigou a montagem de um dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a ex-primeira dama Ruth Cardoso. O material foi reunido dentro da Casa Civil sob o comando de Erenice Guerra, que era braço-direito da então ministra Dilma Rousseff.

Na época, o governo minimizou o caso e chamou o dossiê de “banco de dados”. Em 2006, o dossiê montado para atingir o presidenciável tucano Geraldo Alckmin também foi tratado pelo governo como um caso isolado. Uma ação de “aloprados”, como afirmou à época o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No caso da quebra de sigilo fiscal de tucanos ligados a José Serra, os petistas concentraram a culpa no jornalista Amaury Ribeiro Júnior.

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB