Editorial do Estadão: A POLÍTICA DO DEBOCHE!

|

Quanto mais se acumulam as evidências de que o PT é o mentor do crime continuado da devassa na Receita Federal, de dados sigilosos de aliados e familiares do candidato presidencial do PSDB, José Serra, tanto mais o presidente Lula apela para o escárnio. É assim, desenvolto diante da exposição das novas baixezas de sua gente, que ele procura desqualificar as denúncias de que as violações tinham a única serventia de reunir material que pudesse ser utilizado contra os adversários da candidata governista, Dilma Rousseff.
Do mensalão para cá, essa atitude só se acentuou. No escândalo da compra de votos no Congresso Nacional, em 2005, ele ficou batendo na tecla de que não sabia de nada e que, de mais a mais, o que a companheirada tinha aprontado - diluído na versão de que tudo se resumia a um caso de montagem de caixa 2 - era o que se fazia comumente na política brasileira. Depois, propagou e mandou propagar a confortável teoria de que as acusações eram parte de uma "conspiração das elites" para apeá-lo do poder. Mas não chegou a zombar acintosamente das revelações que iriam ficar gravadas na história de seu partido.
Já no ano seguinte, quando a polícia detonou a tentativa de um grupo de petistas, entre eles o churrasqueiro preferido de Lula, de comprar um falso dossiê contra o mesmo José Serra, então candidato a governador de São Paulo, o presidente incorporou ao léxico político nacional o termo "aloprados" com que, para mascarar a gravidade do episódio, se referiu aos participantes da torpeza. Agora, enquanto escondia a sua escolhida - acusada pelo tucano como responsável, em última instância, pela fabricação de novo dossiê com os documentos subtraídos do Fisco -, o presidente se abandonou ao cinismo.

No fim da semana, em um comício em Guarulhos, na Grande São Paulo, a que Dilma não compareceu, ele acusou Serra de transformar a família em vítima. Ou seja, o que vitimou a filha do candidato não foi a comprovada captura de suas declarações de renda por um personagem do submundo - cuja filiação ao PT só não se consumou por um erro de grafia de seu nome -, mas o "baixo nível" da campanha do pai, que tratou do escândalo no horário de propaganda eleitoral. E ele o teria feito porque "o bicho está em uma raiva só" diante dos resultados desfavoráveis das pesquisas eleitorais. "É próprio de quem não sabe nadar e se debate até morrer afogado", desdenhou.

O auge da avacalhação - para usar uma palavra decerto ao gosto do palanqueiro Lula - foi ele perguntar retoricamente: "Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora? Cadê os vazamentos?" Se é da filha de Serra que ele falava, o sigilo vazou para os diversos blogs lulistas que publicaram informações a seu respeito que só poderiam ter sido obtidas a partir do acesso ilícito aos seus dados fiscais. E o presidente sabe disso desde janeiro, quando o ainda governador Serra o alertou para a "armação" contra seus familiares na internet. Confrontado com o fato, Lula disse, sem ruborizar-se, ter coisas mais sérias para cuidar do que das "dores de cotovelo do Serra".

Se, no comício, a sua pergunta farsesca tratava das outras pessoas ligadas ao candidato, como, em especial, o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira, o sigilo vazou para membros do chamado "grupo de inteligência" da candidatura Dilma. No caso de Eduardo Jorge, aliás, a invasão não se limitou à delegacia da Receita em Mauá, no ABC paulista, a primeira cena identificada do crime. Na última quinta-feira, o Estado revelou que um analista tributário lotado na cidade mineira de Formiga, Gilberto Souza Amarante, acessou dez vezes em um mesmo dia os dados cadastrais do tucano. O funcionário é petista de carteirinha desde 2001.

Ninguém mais do que Lula, com o seu imitigado deboche, há de ter contribuído tanto para a "maria-mole moral" em que o País atolou, na apropriada expressão do jurista Carlos Ari Sundfeld, em entrevista no Estado de domingo. Nem a bonança econômica nem os avanços sociais podem obscurecer o perverso legado do lulismo. Por minar os fundamentos das instituições democráticas, essa é hoje a mais desafiadora questão política nacional.

6 comentários:

Anônimo disse...

Como acreditar que alguém tão mentirosa, despreparada e sem caráter possa reorganizar o mal feito no Brasil, por lula?

http://www.youtube.com/watch?v=n3xRnW22TVU&feature=related

Anônimo disse...

Alto índice de popularidade, artificial ou não; ninguém tem coragem de criticá-lo, estamos chegando em um momento perigoso para a democracia do País. Está mais do que na hora de desconstruir, desmascarar esse falso mito, esse enganador, ex-sindicalista pêlego chamado Lula.

Letícia disse...

Gusta, nesse 7 de setembro a "inútil" não pegou a toalhinha da mesa para usar no desfile.
O modelito dessa vez esta mais parecido com uma banana amassada!!!!


http://noticias.terra.com.br/brasil/fotos/0,,OI135451-EI306,00-Veja+fotos+do+desfile+de+de+setembro+em+Brasilia.html

Anônimo disse...

ATÉ QUANDO?

http://www.youtube.com/watch?v=673zYtoWM_Y&feature=related



ACORRRRRRRRDA BRASILLLLLLLLLL

Fusca disse...

Abaixo a ditalulla. Para resgatarmos a democracia, será necessário mais do que nosso voto contra Dilmula.

RR3C! disse...

Hi hi hi!

Já passou da meia-noite e até agora nenhum pedido de resposta do Serra contra os grunhidos bestiais do lulla no programa do poste-criatura.

Hi hi hi - Será que se o Serra pedir isto, o TSE será capaz de condenar o Serra a veicular em seu programa o comercial do lulla??

Hi hi hi! Me lembrei do espisódio do Rio - lulla é o Presidente-P....

É vergonhoso demais! Demais....

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB