Brasil quer EUA fora de negociação entre Colômbia e Venezuela. Lula e Chávez falam por telefone; há risco de que crise entre vizinhos possa contaminar eleições brasileiras.

|

Após o governo do venezuelano Hugo Chávez romper relações diplomáticas com a Colômbia, o governo brasileiro pretende agora retirar a discussão da crise entre os países do âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA) e trazer para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul),órgão do qual os Estados Unidos não são membros.

O Brasil articula para retirar a crise Colômbia-Venezuela do âmbito da OEA e trazer para a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), para evitar que a participação dos EUA desequilibre as negociações -pró-Colômbia e anti-Venezuela. Os EUA integram a OEA, não a Unasul.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ontem para Chávez propondo a troca. Após a conversa, Chávez anunciou que pediu ao Equador (que ocupa a presidência pro tempore) uma reunião de emergência.
O centro da crise é a acusação da Colômbia de que a Venezuela já teve 87 acampamentos guerrilheiros colombianos, e ocorre quando a campanha do tucano José Serra afirma que o PT da adversária Dilma Rousseff tem relações com as Farc.
Há, então, chance de contaminação da questão Venezuela-Colômbia na eleição.
Lula vai à Venezuela no dia 6 para nova rodada trimestral de reuniões, seguindo direto para a posse do novo presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos. A viagem, agora, tem outro peso.
O Brasil acha melhor convocar a Unasul após a posse de Santos, que, ao contrário de o atual presidente, deu sinais de querer melhorar as relações com Caracas.
Para o embaixador brasileiro na Colômbia, Valdemar Carneiro Leão, a troca "cria um clima mais propício".
Os embaixadores da região que servem em Caracas e Bogotá já trocam telefonemas para garantir a reunião.
O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, disse que Lula está disposto a ajudar e tem esperança de que, com a sucessão, "as coisas possam se recompor imediatamente".
Em nota, o Itamaraty disse que acompanha a crise "com preocupação" e que Lula transmitiu a Chávez disposição em ajudar. Folha

0 comentários:

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB