Onda Azul: América Latina acompanha Europa!

|

Pena que aqui, no Brasil, não existe candidato para seguir a onda azul!
Do ex-blog CM
1. Na Europa, a cada semana novos resultados eleitorais vão mostrando que a Onda Azul (centro/centro-direita) se espalha e se torna hegemônica no continente. As exceções -Espanha e Portugal- enfrentam crises profundas e apontam para a mesma onda azul na sucessão. A da Espanha será ano que vem.

2. Na América do Sul as vitórias de Piñera no Chile e Santos na Colômbia reforçaram essa tendência e formam um expressivo vetor com Garcia no Peru. O desgaste de Chávez é crescente a ponto de querer intervir nas eleições parlamentares de 26 de setembro. A inflação de dois dígitos, a recessão, a crise energética e a criminalidade, reforçam esse quadro. Lugo, no Paraguai, está imobilizado e seus 'casos' lhe tiraram autoridade. Correa perdeu as iniciativas internas, engessado pela dolarização e a inércia. Morales foi derrotado em mais da metade das grandes cidades nas eleições de dois meses atrás.
3. Mujica foi uma exceção com sua vitória no Uruguai. Kirchner vai perdendo densidade, enfrentando problemas de energia e de uma inflação de fato de 20%. A eleição presidencial do ano que vem aponta para uma vitória da oposição no segundo turno, reforçando a Onda Azul. A derrota de Kirchner e a perda de maioria parlamentar um ano atrás, anteciparam essa tendência. A eleição de outubro no Brasil marcará sensivelmente essa tendência, pelo tamanho e importância do Brasil. Uma derrota do PT significará que a Onda Azul espalhou-se também pela América do Sul.

4. Na América Central e também do Norte, a tendência é a mesma. Nos EUA, a derrota de Obama e a perda de maioria na câmara de deputados na eleição de novembro vai sendo sinalizada pelas pesquisas. O México consolida a tendência ao centro/centro-direita com Calderón na presidência com alta popularidade apesar da violência dos cartéis de drogas. A alternativa a ele passou a ser o PRI, de centro/centro-direita e não mais o PRD, de esquerda.

5. Na América Central, Martinelli, no Panamá, abriu a Onda Azul, seguido por Pepe Lobo em Honduras. Em El Salvador a esquerda venceu, mas o bom senso do presidente Fulnes mitigou essa vitória. Na Nicarágua, Ortega e seus sandinistas tentam todo tipo de golpe formal para se manter no poder. Sua impopularidade é crescente e, não havendo golpe, sua derrota ano que vem será inevitável. Incluindo a caribenha República Dominicana, a Onda Azul se reforça com o sucesso econômico da administração de Leonel Fernandez.

6. Esse é um processo conhecido, onde as Ondas políticas e econômicas europeias chegam com atraso na América Latina, mas em geral chegam. É o que está ocorrendo.

7. Este Ex-Blog -que sempre acompanhou a dinâmica política latino-americana- manterá esta linha, analisando e informando sobre os processos eleitorais latino-americanos e a dinâmica dessa Onda Azul.

7 comentários:

Henrique Lima disse...

É assim mesmo, os azuis botam ordem na economia, fortalecem as instituições e preparam o Estado para crescer...Depois os vermelhos fazem festa com resultado e a população clama novamente pelos reaças!

Canguru Perneta disse...

O nariz está crescendo... (1)

Durante seu giro pela Europa, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, deu entrevistas a prestigiados jornais, e, pra variar, deixou um rastro de comentários ambíguos, que não resistem à racionalidade. Ao "Diário Econômico", de Portugal, Dilma disse que o sistema tributário brasileiro é "caótico e confuso", que temos uma "tributação perversa", e que "há que se reduzir e simplificar esta tributação". Aqui, ela não faz essa crítica ao próprio governo do qual participou, e que não conseguiu (se é que tentou de fato), em sete anos e meio, fazer qualquer coisa para reverter o quadro "caótico, confuso e perverso". É trololó "dilmais"...

O nariz está crescendo... (2)

Já para o famoso espanhol "El Pais", Dilma foi mais além na megalomania, no ilusionismo. Além de ter dito que "é a ministra da Casa Civil, e quem coordena os ministros e os principais projetos de governo" (assim mesmo, no presente), a candidata afirmou que o sucesso de Lula é dela também, por ela ter sido "seu braço direito e esquerdo". A ex-ministra esqueceu de dizer que assim como o sucesso dele também é o dela, o fracasso dele igualmente deve ser creditado na conta dela. Dilma não pode querer dividir apenas o bônus, tem que ter a coragem de dividir também o ônus, como no fracasso do PAC, do Minha Casa, Minha Vida (travados pela burocracia), na execução das reformas política e tributária, no apagão elétrico (aliás, o setor está abandonado), do Enem, entre outros projetos malsucedidos. Está na hora de "dilmascarar" essas mentiras.

Postado por Roberto Jefferson

Waltão disse...

Desabafo de um pai (Mario Kozel

Filho - soldado de nosso Exército - Liquidado pela postulante a Presidência da República)
Essa canalhada, leza Pátria, vermes que sómente sugam, que aí estão (Petistas, Peemedebistas e outros lixos ), que venera, adora o regime cubano deveria ir residir em Cuba , Chaves e se candidatarem lá, porém sem dúvida alguma estariam trancafiados em alguma masmorra; pois a família Castro não permite eleição, oposição, etc.

Mário Kosel Filho nasceu em 6 de julho de 1949, em São Paulo. Era
filho de Mário Kosel e Therezinha Vera Kosel. Fazia parte do Grupo
Juventude, Amor, Fraternidade, organizado pelo Padre Silveira, da
Paróquia Nossa Senhora da Aparecida, no bairro de Indianópolis,
juntamente com mais de 30 jovens.

O símbolo do grupo, ironicamente idealizado por Mário, era uma rosa e
um violão. Por ser muito prestativo e preocupado em ajudar as pessoas,
principalmente crianças e necessitados, foi apelidado de Kuka, pelos
demais participantes do grupo.

Mário estava com 19 anos e prestava o serviço militar. Estava
incorporado na 5ª Cia. de Fuzileiros do 2º Batalhão, no 4º Regimento
d e Infantaria Raposo Tavares, em Quitaúna.

Na madrugada de 26 de junho de 1968 estava no quartel, em serviço,
quando ouviu um tiro, disparado pelo soldado Rufino, que fazia a
guarda externa do quartel. Saiu para ver o que se passava e foi
informado pelo soldado Rufino que o tiro foi para cima, para advertir
um automóvel que, em alta velocidade, rompeu a barreira da área
proibida ao tráfego de veículos. O motorista do automóvel deve ter se
assustado e colidiu com um poste. Mário, preocupado em ajudar
possíveis feridos, foi até o mesmo. Ao se aproximar do automóvel
acidentado, um outro automóvel passa pelo local e seus ocupantes
lançam sobre o automóvel acidentado uma bomba de grande poder
destrutivo.

Mário teve morte instantânea, pedaços de seu corpo foram lançados em
todas as direções. Um dos ocupantes do segundo automóvel era Dilma
Rousseff.

Não consigo entender como é possível uma assassina permanecer solta e
ainda chega aonde essa mulher chegou. Dilma e outros criminosos e
assassinos, que deveriam estar nas penitenciárias, relaxam e gozam sem
quaisquer preocupações, enquanto os ladrões de galinhas sofrem severas
penalidades.

Agora, a exemplo do que fizeram com Lula, os marqueteiros vão tentar
vender a imagem de paz e amor dessa assassina.

Ainda assim, enquanto eu viver, não me calarei, até que todos saibam.

Mário Kosel e Therezinha Vera Kosel

Partido Alfa disse...

Onda Azul é Partido Alfa. Dividir tudo. Recursos e Responsabilidades. T/3. Tudo por Tres. Municipio, Estado e União.

Anônimo disse...

Infelizmente o IBOPE já deu Dilma na frente de Serra. Povinho mal informado!

claudio disse...

Aqui no Brasil estamos precisando de um tsunami azul.
Nessas eleiçoes estão em jogo o futuro da democracia brasileira, o estado de direito, a liberdade de expressão, a decência.
Acho que o Serra ganha.
O povo brasileiro não pode ser tão estúpido como dizem as pesquisas aparelhadas.

Anônimo disse...

Mas com a oposicao que o Brasil tem é mesmo que nao ter...Mas o azul é lindo,da´uma paz..O vermelho é sangue...morte.

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB