O PT perdeu a moral, mas não perde o autoritarismo, a mendacidade e a arrogância!

|

Vítima farsesca> - Editorial da Folha
Com tese de que a "mídia" o persegue, PT mantém figurino autoritário e se faz de injustiçado para encobrir falência moral.
O TRUQUE é velho, e sua repetição só indica o hábito petista de afetar ares de pureza em meio ao pragmatismo mais inescrupuloso. Em documento oficial, a Executiva Nacional do PT reeditou, quinta-feira, a tese de que há uma "guerra de extermínio" contra o partido. Posteriormente, amenizou os termos. A promover tal "guerra" estariam "amplos setores do empresariado, particularmente a mídia".
Mídia, no jargão corrente, significa todo jornal ou empresa de comunicação que não defenda figuras notórias do partido.
Como, por exemplo, o ex-ministro José Dirceu, beneficiário de uma contribuição de R$ 620 mil pela assessoria prestada a um grupo com interesse na reativação da Telebrás. Ou como os mensaleiros denunciados por quem era então aliado do governo, o deputado Roberto Jefferson; ou ainda os "aloprados" -termo que o presidente Lula foi o primeiro, aliás, a empregar- da campanha eleitoral de 2006. Como, também, aquele assessor de um deputado petista, que foi preso ao tentar embarcar num avião com cerca de U$ 100 mil dólares na cueca.
Aliás, se noticiar esse sistema de transportar dinheiro sonante fosse sinal de "guerra de extermínio", seria agora o DEM, e não o PT, a principal vítima de uma suposta conspiração.

Mas nem mesmo os sequazes do governador Arruda arriscaram-se a ir tão longe no cinismo. É que a capacidade petista para a mentira tem origens diferentes, e mais antigas, do que a simples charamela lacrimosa dos espertalhões de voo curto.
Pois o PT, no clássico figurino stalinista, sempre pode dar uma interpretação "de classe" às críticas que venha a merecer. Como o partido se julga o representante místico dos "trabalhadores", o financiamento escuso que receba de empreiteiras, as alterações legais casuísticas que promova em favor de uma empresa de telecomunicação, não representarão escândalo jamais.
Ao contrário: aliar-se financeiramente a "setores do empresariado" que vivem à sombra das benesses do governo, e aliar-se politicamente à escória do Legislativo brasileiro, torna-se um sinal de esperteza política na linha dos fins justificam os meios.
Autoabsolvido pelo venerável espírito hegeliano-marxista da História, o petismo pode fazer tudo o que condenava em seus adversários, e apresentar-se ainda assim como detentor das virtudes mais cristalinas.
Quem apontar a farsa será tachado de inimigo dos trabalhadores -e, na tese de uma imaginária "guerra de extermínio", o PT mostra apenas a sua própria tentação totalitária.
Nessa lógica, que não admite críticas, faz-se de perseguido aquele que se apronta para perseguir; faz-se de vítima quem pretende ser algoz; faz-se de democrata o censor, de honesto o corrupto, de inocente o bandido. O PT perdeu a moral que tantas vezes ostentava quando na oposição. Perdeu a moral, mas não perde o autoritarismo, a mendacidade e a arrogância.

3 comentários:

Partido Alfa disse...

Mas isso é o que faz todo e qualquer f.d.p. dessa politica, desde 1988: se fazer de "vitima". Até o vice-presidente faz 20 anos que está morrendo de câncer, mas continua candidato. Lugar de doente é no hospital ou no cemitério. Corja. Infelizmente, quanto mais vitima, mais longe se vai nessa coisa.

Anônimo disse...

A guerra de extermínio ao PT

Faz parte da cultura petista fantasiar-se de vítima. Isso é notório, é de berço. Só que agora não dá mais. Convenhamos, dono do poder que é, com o aparelhamento da imprensa que tem, vir chorar pitangas dizendo que o querem exterminar? É ridiculo.

O problema do PT é que não souber formar quadros políticos respeitáveis. É partido de nome único: Lula. Retire-se Lula do PT, e haverá só escombros, um grupo sem causa e sem rumo. Estou exagerando? Oras, então, por que Lula teve que buscar um bloco de pedra para esculpir uma candidata? Uma completa neófita em disputas eleitorais, Dilma Rousseff? Onde estão os grandes nomes políticos do partido? Manchados que estão pela incompetência, pela rejeição dos eleitores ou pelos escândalos financeiros, tornaram-se nada mais que infantes, desvalidos, que brincam de “fazer tudo o que seu chefe mandar”.

Não existe uma guerra de extermínio ao PT. Isso é invenção. É palhaçada. O que existe é um defeito genético que corrói, por dentro, o partido. Defeito que o está levando à morte a fogo lento. Compare-se o PT de antes, com o de agora. Aquele já está a merecer a conhecida lápide com a não menos conhecidas tres letras: RIP (Resquescat in pace).

Caminhando

Renato disse...

Como o mundo moderno surgiu é das pautas mais urgentes do mundo atual.

Como o mundo moderno faz surgir seus rebentos também.

Sei que Norberto Bobbio é um desses, que tanto falam e louvam nas Escolas de Direito do mundo inteiro. Seu livro, que estou lendo, A ERA DOS DIREITOS é um avatar perfeito dos tempos modernos.

Vejam o que ele diz:
Vou fazendo recortes para facilitar.
"Quando colocamos o problema do fundamento dos direitos humanos pretendemos enfrentar um problema, não de direito positivo, mas de direito racional ou crítico (ou se se quiser, de direito natural, no sentido restrito, que é para mim o único aceitável, da palavra)".

- Aqui ele exclue de seu horizonte e numa única linha o fundamento transcedental.

"Da finalidade visada pela busca do fundamento, nasce a ilusão do fundamento absoluto, ou seja, a ilusão de que - de tanto acumular e elaborar razões e argumentos - terminaremos por encontrar a razão e o argumento irresistível, ao qual nínguem poderá recusar a própria adesão".

"Essa ilusão foi comum durante séculos aos jusnaturalistas, que supunham ter colocado certos direitos (mas nem sempre os mesmos) acima da possibilidade de qualquer refutação, derivando-os diretamente da natureza do homem. Mas a natureza do homem revelou-se muito frágil como fundamento absoluto".

"Essa ilusão já não é possível hoje; toda busca de fundamento absoluto é, por sua vez, infundada. Não existem direitos fundamentais por natureza. O que parece fundamental numa época histórica e numa determinada civilização não é fundamental em outras culturas".

- Ele diz tudo isso. Pois bem. Não seria essa visão dele restrita no espaço e tempo também? Não seria sua visão um mero erro promovido por séculos de discussões equivocadas?

- Essa perversão inaugurada pela modernidade como "motor inicial" do pensamento é mortal. Vejam: Caso o mundo aceite as teses de Bobbio e vejam os direitos como relativos e sem fundamento, seria possível uma sociedade futura ter um fundamento absoluto já que o relativismo não pode alegar nenhum fundamento para que não tenha? Ou seja, não seria então as teses de Bobbio o ÚLTIMO FUNDAMENTO para os direitos? Precebe-se como que alegando não haver fundamentos cria-se o mais absoluto de todos.

- Vejam como o autoritarismo se instala através de um texto, que superficialmente, parece ser dos mais democráticos aceitando TUDO. Na verdade é a vontade de querer TUDO controlar que está em questão aqui. É a visão politizada do cosmos.

- Ademais, ilusão é a p.q.p.

Norberto Bobbio é considerado um dos Papas do Direito Moderno. Leitura obrigatória em, praticamente todas as universidade Brasileiras.

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB