Muito boa a crônica da semana do Nelson Motta:"Uma fábula sem moral"!

|

Diz a lenda que um grupo de sindicalistas socialistas criou a Bancoop com a melhor das intenções e uma certeza: poderiam construir e vender para companheiros trabalhadores apartamentos 40% mais baratos do que cobravam os tubarões da especulação imobilária e os capitalistas exploradores do povo. Os indecentes 40% que eles lucravam reverteriam para os companheiros. E, claro, para o partido e a causa popular.

Como a vida real não é feita de slogans, palavras de ordem e manuais de ação política, os bancários, acostumados a créditos e débitos, juros e moras, logo descobriram que as contas não fechavam. As construções não custavam 40%, e nem mesmo 10%, menos do que as dos exploradores do povo. Pelo contrário, como a Bancoop não tinha a experiência, os créditos, as bonificações e as vantagens das construtoras com financiadores e fornecedores de material, suas obras acabavam custando mais caro do que as dos tubarões capitalistas, que podem ser malvados, mas não são burros e sabem fazer contas. E dizem que o lucro pode ser de 4%, se tudo der certo.
Se os cooperados lesados tivessem comprado seus apartamentos com qualquer construtora não-companheira, mas sólida e honesta, pagariam menos, não teriam nenhum transtorno e já estariam morando em seus apartamentos, como 99.9% dos brasileiros que compram seu imóvel e pagam em dia as mensalidades. Mas alguns aloprados pensaram que era possível fazer apartamentos por 40% abaixo do mercado, provando que a estupidez bem-intencionada pode dar tanto ou mais prejuízo do que a gatunagem.

Mas logo eles, que vêm de bancos, de contabilidade, de fluxos de caixa, e supostamente deveriam saber lidar com dinheiro? É a profissão deles, mas devem ter esquecido tudo, porque há muito tempo deixaram as atividades bancárias - que, ideologicamente, odiavam - para se integrarem à elite sindical. Não pelos seus conhecimentos de negócios bancários, mas pela capacidade de mobilização, negociação e conchavos.

Deu no que deu. O desastre empresarial da Bancoop - sem falar em roubos pessoais e partidários - é uma fábula sem moral sobre o petismo de resultados.
Sintonia Fina

4 comentários:

@MauroVS disse...

Foi de uma sintonia fina mesmo.

Henrique Lima disse...

TSE condena Serra e crianças do maternal por antecipar campanha eleitoral

http://henriquelimaa.blogspot.com/2010/03/tse-condena-serra-e-criancas-do.html

Partido Alfa disse...

Esses são os mesmos f.d.p. que "administram" as Prefeituras, os Estados e a União. A diferença é que nesses casos tem a nós, os otárius brasiliensis, para pagar (tapar) os rombos que os mesmos causam na Administação Pública do Brasil. Nesse mundo, a regra é: quanto mais incompetente, quanto mais corrupto, quanto mais ladrão, maior é o cargo que ocupa.

Anônimo disse...

quer saber como é possível fraudar uma eleição?


leia isso


http://topdocumentaryfilms.com/invisible-ballots/

euzinha de Curitiba

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB