Rumo ao Chavismo!

|

PT CRIA ÓRGÃO PARA TUTELAR O MINISTÉRIO DE RELAÇÕES EXTERIORES!

Trecho do artigo do Embaixador Luiz Felipe Lampreia. Globo (11).

"O PT decidiu incluir em seu programa a criação de um ‘conselho de política externa’, paralelamente ao Ministério de Relações Exteriores. A proposta sugere que o referido conselho seja integrado por representantes de ONGs, sindicatos e movimentos sociais. A idéia é preocupante por várias razões. Em primeiro lugar porque visa a colocar o Itamaraty sob tutela. Em segundo lugar a proposta é facciosa porque afirma que só no atual governo o Itamaraty procurou ouvir e dialogar com a sociedade civil. Em terceiro lugar, esta é também uma tentativa de abalar as próprias colunas do Estado, na qual são tecidas loas." Ex-blog CM

1 Comentário:

Renato disse...

O Estado parece nunca ter limites. A fábrica das leis é um poço sem fundo. E tanto mais criam-se estruturas quanto mais criam-se os direitos.

No entanto, uma questão que me intriga é a "lógica" do Estado. Do estado independente do direcionamento ideológico. Tenho a impressão que se o Estado existe, primeiramente, para a ordem/defesa, ele existe, na verdade, primeiramente para tudo antes que possa "desiquilibrar" a ordem/defesa.

A lógica no entanto é mais simples: ou o Estado mostra que serve para algo ou ele não é preciso. Mesmo que para isso ele precise inventar coisas!

E para quem acredita em Deus, o Estado realmente não é preciso.

Como explicar o fato que a sociedade Judaica possou séculos e mais séculos sem um Estado e nem por isso veio a perecer? Nenhuma outra sociedade do mundo tem uma história de perseguições e guerras, e permaneceu! Ao contrário, todos os Estados inimigos do Judaísmo/Judeus caíram. Somente os judeus permaneceram: cito, por exemplo, os Egípcios e os Romanos. Ou isso se explica unicamente pela aliança com Deus e então o Estado não é necessário, ou então os egípcios e romanos ainda existem!

Não há casos semelhantes. A sociedade Árabe não é a mesma. Nem na China com seus mais de 5.000 anos de tradição.

Da perspectiva da sociedade o Estado não traz garantia efetiva nenhuma. Em nome dessa tal garantia ele acaba, na verdade, por destruir a sua própria sociedade.

É por isso que a questão de Israel, a meu ver, é comprometida não por causa da sua criação ou de qualquer outra coisa que queiram falar sobre a implantação do Estado de Israel. Mas sim por que o Estado de Israel foi criado como Estado Laico! Entendo que isso é contraditório com a profecia: Como criar um Estado laico sob as palavras expressas de Deus?

Talvez porque essas questões que julgo mais profundas estão adormecidas no quadro geral das questões intelectuais é que criar orgãos, ministérios, secretarias e etc., seja mais preocupante pois que é uma "tentativa de abalar as próprias colunas do Estado, nas quais são tecidas loas".

Mas que colunas são essas? Não são antes as colunas da sociedade, uma vez que estão tentando criar artifícios para que o Partido se sobrepunha à Sociedade através do Estado? E ainda, que o Partido faz isso quebrando as colunas da Sociedade utilizando a chamada "sociedade organizada"?

Defender a Sociedade em nome do Estado é parte da lógica do próprio Estado. Deve-se defender o Estado em nome da Sociedade.

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB