Morro de vergonha e o Lula não cala a boca!

|

Lula questiona soberania britânica nas Malvinas

Em discurso durante a Cúpula da América Latina e Caribe, em Cancún, Lula questionou tanto a postura da Grã-Bretanha como a da ONU no episódio.

"Qual é a explicação geográfica, política e econômica de a Inglaterra estar nas Malvinas? Qual a explicação política de as Nações Unidas já não terem tomado uma decisão dizendo: não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas e seja um país (Grã-Bretanha) a 14 mil quilômetros de distância?", questionou o presidente.

"Será que é o fato de a Inglaterra participar como membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas e para eles pode tudo e para os outros, não pode nada?".

Put a keep are you!

28 comentários:

Lucas disse...

Chávez no pasa de este año en la Presidencia"
23 de fevereiro de 2010

COLPRENSA - Alejandro Peña Esclusa, presidente de la Asociación Civil Fuerza Solidaria

Por Alejandro Peña Esclusa (*)

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/

AJ disse...

Lula é um ignorante rebelde e trapalhão.

Auber disse...

Gusta, desculpa eu me atravessar assim, mas este vídeo tu não podes perder!

http://por-outrolado.blogspot.com/2010/02/o-que-nao-faz-manguaca.html

Partido Alfa disse...

"Ele" vai invadir as Malvinas, de novo?

Kozel® disse...

Depois de ouvir tanta cagada da boca do LULA em cancun,nada mais surpreende e o petralhismo se mostra mais tirano e socialista que nunca,só que agora num approach arrogante,que irrita a todos que não conheciam o verdadeiro DNA deles.
Vejam o Reinaldo Azevedo comentando no blog dele.
Vamos ver o que dirá o Apedeuta em CUba.

Ficou muito bom o layout do seu blog (fazia tempo q eu não vinha aqui....)

Waltão disse...

POR JORGE SERRÃO

Revolução pelega

O Palhaço do Planalto ficou triste com o artigo publicado ontem pelo cineasta Arnaldo Jabor nos jornais O Globo e Estadão, advertindo que raia no horizonte a revolução dos pelegos:

“Se Dilma for eleita, teremos saudades de Lula. Quem vai mandar no país será o Zé Dirceu (sempre esse homem fatal…). O programa do PT não é apenas assustador como futuro para um Brasil moderno: é prova de que cabeça de comuna não muda. Nada do que se passou nos últimos 20 anos foi assimilado por essa gente. Estão ali todos os erros passados que cismam em instalar”.

“Claro que os malandros mais pragmáticos do PT divulgam que o programa é apenas para dar pasto para a ala mais radical do partido… Mentira… Estão esperando a revolução. Só que é uma revolução para eles mesmos, que se consideram o povo. Dentro do Estado já há 200 mil contratados desde que o Lula tomou posse. O gasto com folha de pagamentos dobrou, de 2002 até hoje. O programa do PT não é para atemorizar tucanos. É um plano de guerra. Essa gente não larga o osso. Eles odeiam a democracia e se consideram os “sujeitos”, os agentes heroicos da História. Nós somos, como eles chamam, a “massa atrasada”.

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Essa reunião, parece + reunião de Pai de Santo !!!
Na verdade um bando de I D I O T A S tentando impressionar o mundo e aos USA e Canadá.
Acho que os USA e Canadá ficaram sem dormir por não estarem fazendo parte dessa reunião de IMBECIS onde tem como comandante maior o ditador de M... Hugo Chávez.
E o demagogo, corrupto, mentiroso, oportunista do Lula lá só sorrindo e se divertindo as nossas custas .

Esse é o Lula, vai sugar o máximo possível !!!
Viagens, Viagens, Viagens.............
Turismo, turismo, turismo.............
Tudo as nossas custas !
Ai meu dinheirinho indo pelo ralo.
Fui..
Nikacio Lemos
23 anos universitário

Renato disse...

QUE FALTA FAZ UMA ESTER!
HEITOR DE PAOLA

Há muito tempo diversos autores vimos insistindo em que a Nova Ordem Mundial visa a destruição da única civilização que merece tal nome: a Judaico-Greco-Cristã. Para tal é preciso cercar, ideológica e geopoliticamente os dois grandes focos civilizacionais da atualidade, os Estados Unidos e Israel. O cerco ideológico tem produzido efeitos devastadores de antiamericanismo e anti-sionismo. Este último nada mais é do que uma versão hipócrita do milenar anti-semitismo.

Mas a posição mundial começou a mudar quando Ahmadinejad ameaçou com um novo Holocausto. Embora a intensa propaganda faça com que o Estado de Israel ainda seja visto como um invasor da ‘palestina’ e genocida de seu povo, as ameaças Persas despertaram um pouco daquela simpatia superficial e nada duradoura pelos que são ameaçados de morte pelos poderosos. Superficial e efêmera porque baseada no princípio de que as ações devem partir dos demais países, sendo negado o direito de Israel defender a si mesmo, como afirmei no último artigo para este jornal.

Os países europeus mobilizam-se. Até mesmo a Rússia “perdeu a paciência” com o Irã. Obama, provavelmente contra sua vontade, declarou que o enriquecimento de urânio a 20% recentemente divulgado com estardalhaço pelas autoridades persas indica claramente que suas intenções não são pacíficas, como se houvesse alguém que ainda acreditasse neste conto das mil e uma noites. Nem mesmo no abominável eixo Havana-Brasília-Caracas-Beijing, que se opõe às sanções e defende a continuidade das negociações de um novo acordo de Munich. Amorim, o moderno Chamberlain, boneco de ventríloquo de Marco Aurélio Garcia, continua dizendo que devemos negociar com Herr Ahmadinejad, cheio de intenções pacíficas.

Mas não se fiem os israelenses nas boas intenções dos europeus e americanos: o que eles propõem são apenas sanções que certamente não darão resultado algum, pois o Irã pode resistir por si mesmo e com a ajuda chinesa e a magnânima oferta de Chávez – secundada por Lula – de usar as instalações venezuelanas para enriquecer urânio.

A proximidade da festa de Purim (פורים), que neste ano será no dia 28/02, torna inevitável estabelecer um paralelo entre o presente e o passado do povo Judeu. Se novamente existe na Pérsia um Haman a planejar o extermínio dos Judeus e influenciar Ahashverosh para decretar seu fim, falta uma Ester para influenciar um rei racional, capaz de perceber seu erro e tomar as medidas extremas necessárias para enfrentar o ódio e a inveja que alimentam o temível personagem. Ahashverosh, não podendo revogar seu próprio Édito, assinou um novo decreto, permitindo que os judeus se defendessem! Diz a tradição que no décimo terceiro dia de Adar, data sorteada por Haman, os Judeus se defenderam dos ataques e venceram seus inimigos.

É exatamente isto que nações ocidentais, no mínimo em seu próprio benefício futuro – pois serão Israel amanhã! – deveriam fazer, mas certamente não o farão: deixem que Israel se defenda! Não seria o primeiro desafio enfrentado e vencido por este povo. Haverá uma Ester para aconselhá-los?

tunico disse...

Gusta, Lula agora está solto para falar as besteiras que quiser. Não conseguiu sua cadeira na ONU e vai destrambelhar.A 9 meses do (triste) final de seu governo, virará o pato manco. Se prepare pois agora é que vem besteira da grossa, o que é bom.Os imbecis do resto do mundo que acreditaram que ele era "o cara" verão sua verdadeira cara.Espero que aqui, o povo também enxergue.

Waltão disse...

DO BLOG DO CORONEL

Como é larga a banda da Dilma

Alguém aí quer apostar que o senhor Nelson dos Santos, dono da PT Além-Mar, ops!, Star Overseas, que comprou a Eletronet da AES por R$ 1,00, assessorado pelo chefe da quadrilha do mensalão, José Dirceu(PT-sem mandato, cassado), pelo que o mesmo recebeu mais de R$ 600 mil, é um dos maiores investidores da Telebrás, que valorizou 35.000% com o apoio do Lula e da Dilma? E que lá pelas tantas vai aparecer o Lulinha Fenômeno entre os acionistas, afinal de contas só mesmo aquele Ronaldinho poderia vislumbrar tamanha oportunidade?

Renato disse...

Do site verde: a novo cor do comunismo.

"O “Pravda” de Moscou encheu 3 páginas web com matéria tirada sem licença de nosso blog ( 1, 2, 3). Poderes como o Kremlin esquadrinham o debate ecológico no Brasil, cientes que dele dependem o mundo e a religião do III milênio

Mais erros substanciais do IPCC. Enxurrada de revelações (III)

Ainda revoavam os ecos do escândalo das geleiras do Himalaia quando novo relatório apontou do famigerado “Quarto Relatório de Avaliação” (AR4), mais erros substanciais.

O diário “The Sunday Telegraph” resumiu-os assim:

1 -- Publicação de dados inapropriados sobre o potencial de produção mundial de energia elétrica a partir das ondas marítimas. Os dados seriam do site da empresa comercial Wavegen produtora dessa energia. Porém, enquanto a Wavegen reproduzia números largamente aceitos, o IPCC publicou números drasticamente divergentes.

2 -- Afirmações baseadas meramente em comunicados de imprensa e boletins.

3 -- Mais dois exemplos de afirmações baseadas em dissertações de estudantes, dois das quais não-publicadas.

4 -- Mais provas de afirmações fundadas em relatórios de grupos de pressão ambientalista.

5 -- No fim de janeiro, “The Sunday Telegraph” denunciou que o suposto derretimento dos glaciares do Himalaia foi tirado também de um artigo de um estudante publicado numa revista de alpinismo.

Em 5 de fevereiro o IPCC foi denunciado por anunciar que mais da metade da Holanda estava abaixo do nível do mar.

O erro originou-se pelo simples fato de ler mal as informações fornecidas pelo governo holandês.

O IPCC insiste se tratar de “erros menores”. Porém, nos ambientes científicos cresce a preocupação pelo fato do IPCC utilizar em seus relatórios “literatura cinza” — i. é fontes que não foram submetidas a uma verificação científica.

Crescem então as pressões para que renuncie o controvertido presidente do IPCC Rajendra Pachauri.

“The Sunday Telegraph” também informa que para fundamentar os efeitos do suposto “aquecimento global” e o modo de combatê-lo, o IPCC apelou para dez dissertações de estudantes que tentavam tirar o Mestrado. Algumas delas nem foram publicadas.

Uma delas foi preparada por um aluno da Universidade Al-Azhar, Cairo. Segundo o IPCC ela provava que o aumento de nível dos mares poderia impactar severamente as populações do delta do Nilo e outras áreas costeiras da África. Porém, o objetivo da tese era outro: mostrar o impacto do software no desenvolvimento ambiental.

Delta do Nilo

O IPCC também fez uso – como fonte científica – de um relatório do grupo militante ambientalista americano Defenders of Wildlife que defende que os salmões nos rios americanos foram afetados pelo aquecimento global.

O esquema repete-se demais: o IPCC apresentava como afirmações científicas, meros dizeres de panfletos alarmistas

Renato disse...

Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ‒ IPCC:

“O estilo de vida ocidental é insustentável. Eu não entendo por que não pode haver um medidor em cada quarto de hotel para registrar quanto V. consome com o ar condicionado ou aquecimento e depois V. pagar. Com mudanças deste tipo, poder-se-ia obter que o pessoal comece a medir seus atos consumistas. O uso de carros deve ser reprimido. Acho que podemos manipular os preços para regular o uso de veículos particulares. Os restaurantes oferecerem água gelada aos clientes é um esbanjamento enorme. Acho que (...)os adultos foram corrompidos por causa dos caminhos que percorremos há anos."

- Insustentável é a p.q.p!

Renato disse...

“Climate justice now:

Para nós, as lutas pela justiça climática e pela justiça social são uma mesma coisa. É a luta por territórios, terras, florestas e água, para a reforma agrária e urbana, soberania alimentar e energética, para as mulheres e os direitos do trabalhador. É a luta pela igualdade e a justiça para os povos indígenas, para os povos do Sul global, para a redistribuição da riqueza e para o reconhecimento da dívida histórica ecológica devida pelo Norte”.

** Dívida?! Dívida tem a tua inteligiência para os outros!

Renato disse...

A matéria é do ano passado mas vale a pena, pelo xingamento...rs

"Prefeitura de São Paulo: boicote à carne para “salvar o planeta”

“A campanha “Segunda Sem Carne” terá o apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
“A justificativa, segundo a secretaria, é que a dieta carnívora em ampla escala “é comprovadamente insustentável”, além de não trazer benefícios à saúde.” (Folha de S. Paulo, 20/9/2009).


* Insustentável é a p.q.p!

Renato disse...

Prof Andrei Kapitsa, Universidade de Moscou, pioneiro na descoberta do lago sub-glacial Vostok:

“Os teorizadores de Kyoto puseram a charrete diante dos cavalos. É o aquecimento global que eleva os níveis de CO2 na atmosfera, e não o contrário... Grande número de documentos críticos submetidos à Conferência da ONU de 1995 em Madri sumiu sem deixar rastro. Resultado: só ficou um lado, a discussão sofreu um pesado viés e a ONU declarou que o aquecimento global era um fato científico”.

Renato disse...

Timothy E. Wirth, ex-senador e ex-assessor de Al Gore, presidente da ‘United Nations Foundation’:

“Ainda que a teoria do aquecimento global esteja errada, nós estaremos fazendo a coisa certa em termos de política econômica e ambientalista”.


uhauhauhauahauhauhuhauhahuauhauhauhauhauhauhauuhauhahuauhahuahuauhauhahuhuahuahuahuahuahuahuauhahuuhauhauhahuauhahuauh

Unknown disse...

As ilhas malvinas pertencem a Inglaterra a séculos, ninguém informou ao apedeuta que não existe um unico argentino na ilha, e olha que isto é difícil pois eles estão em qualquer lugar do mundo.

Waltão disse...

ESTE FOI MAIS UMA CAPÍTULO DA

SÉRIE " COMO É BURRO O MEU CAVALO "

Nikacio Lemos Bitencult disse...

Se Arrependimento matasse, eu estaria Morto!
Nunca + voto em Lula muito menos em ninguém desse partido comunista, corrupto e fascista do PT .
Lula a ser presidente, revelou para nós brasileiros seu lado PODRE , o lado de MENTIROSO, DEMAGOGO, OPORTUNISTA AMIGUINHO DE DITADORES, TERRORISTA E CORRUPTO.
Lula hoje é conhecido como o presidente do Não Sei , Não fui eu, Não sei quem foi.
Tenho Nojo do Governo Lula e do próprio!!!
Nikacio lemos
23 anos universitário
P.S. Usa o nosso dinheiro para financiar o comunismo e ditadores.
Lula, nos dar Nojo!!!!!!!!!!!!!

Waltão disse...

DO BLOG DO UCHO
Desespero palaciano cresce com o pouco traquejo de Dilma Rousseff
Luz vermelha -
Diante da possibilidade de a campanha de Dilma Rousseff não decolar como planejado, o Palácio do Planalto começa a agir nos bastidores. E para tal tem se valido de todo e qualquer expediente, inclusive na seara das pesquisas. Encontra-se no Tribunal Superior Eleitoral o questionário de uma pesquisa a ser realizada pelo Datafolha, em breve, que traz perguntas no mínimo capciosas. O primeiro e interessante detalhe é que o nome do governador de Minas Gerais está inserido na pesquisa, quando se sabe que Aécio Neves já anunciou que não participará da corrida presidencial como cabeça de chapa. No máximo ele será vice de José Serra, algo que o PSDB ainda se esforça para conseguir.
Mas outros detalhes mostram a preocupação palaciana com a candidatura tucana. A pesquisa quer saber do eleitor, por exemplo, qual é o candidato apoiado por Lula da Silva. Como se não bastasse, perguntará se o eleitor sabe o que é o PAC, se conhece os programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Bolsa Família”, e quais partidos podem acabar com ambos os programas em um eventual governo de oposição.
Todo esse quadro mostra que o messiânico presidente Lula está absolutamente correto quando afirma que “nunca antes na história desse país”…

Waltão disse...

DO C.H.

ARRUDA DANÇOU O REBOLATION!

Ciro Botelho, do Éramos6

O Eramos6 tá lançando uma enquete sensacional: “Quem é o governador do Distrito Federal?” 1-) Qualquer um que use meia e cueca. 2-) Ninguém. 3-) Ainda não li o jornal hoje. 4-) Sei lá, só sei que o Arruda dançou o Roubolation. Roubolation xon xon!
E atenção, internautas! Vocês viram que a Dilma é capa de todas as revistas? A Dilma tem cara de síndica daqueles prédios velhos de Higienópolis. Tão querendo botar a sindica no lugar do sindicalista. E a Dilma é chefona, mandona, cafona e parece a Fiona. Mas a gente sabe o que vai acontecer com o Brasil se a Dilma ganhar a eleição. Se a Dilma ganhar, o Brasil vai ficar igual aqui em casa: a mulher que manda e não tem nada pra comer! Como disse o Macaco Simão: "Botar a Dilma de presidente é a mesma coisa que botar a Marlene Mattos pra apresentar o Xou da Xuxa." Mas o programa que mais faz sucesso no Brasil continua sendo o Big Brother. Um monte de musculoso, duas bibas e as barangas de biquíni continuam fazendo o que melhor sabem fazer: nada. Nem sexo rola naquela casa. O edredon continua virgem. O Boninho devia distribuir Viagra, amendoim e catuaba pra galera do BBB. E a música tema de reality show devia ser "A Gente Somos Inútil." Aliás, ser casado é bem parecido com reality show. A gente fica olhando pra mulher e a mulher olhando pra gente....E não acontece nada! O edredon volta a ser virgem. Como disse o Woody Allen: "Por que escovar os dentes 3 vezes por dia e fazer sexo três vezes por mês? Por que não o contrario?" Que pena que não é ao contrário! Aliás, sexo no casamento é um acontecimento raríssimo. É como o eclipse, é como encontrar um fã do Osvaldo Montenegro ou encontrar alguém que tenha comprado um livro do Sarney ou tenha entendido alguma peça do Gerald Thomaz. É praticamente um milagre! E sabe qual a diferença entre a Mulher Melancia e a mulher casada? A Mulher Melancia dorme com o bundão virado pra cima e a mulher casada dorme com "o bundão" do lado.
E por falar em casamento, finalmente descobri uma posição que deixa minha mulher super excitada. Ela de pé e eu de joelhos. Ela de pé olhando a vitrine da Daslu e eu de joelhos implorando pra ela gastar pouco! Ou como disse o meu vizinho: "Normalmente as esposas mandam nos maridos, mas em casa não. Em casa sou eu que mando. Mando flores pedindo desculpas!" E atenção, internautas! Votem na enquete do Eramos6: www.eramos6.com.br FUI.
PS - E o presidente Lula? O Lula gosta tanto de caipirinha que casou com uma.

RR3C disse...

Aos Chicos e Pablos

Soledades, Violetas, Mercedes....

Componham ou entoem um réquiem para Zapata.

Não se esqueçam, entretanto, não se esqueçam, de quem irá pagar dobrado:

pelas lágrimas não roladas do lulla por aquele penar de 30 anos;

Pelo vexame de morrer de velho na cadeia, teimando em guardar suas cartas ao invés de enviá-las ao mais sacrossanto dos malandros;

Pela pátria adormecida e mãe tão distraída, entorpecida;

Pelas tenebrosas transações e pelo que sussurram, de fato, no breu das tocas e dos palácios, que maquinam no breu das togas;....

Antes que o réquiem de vocês, chicos e pablos, que está já escrito, seja um simples epitáfio do tipo:
"aqui jazz um eterno defensor da corrupção", ou;
"você não gosta de mim, mas sua filha gosta"(inspirado em carlinhos brown).

Nikacio Lemos Bitencult disse...

DILMA PARA PRESIDENTE !

Vem Dilma!!!!
Vem !!!!
Vem para manter e legalizar de uma vez por todas a corrupção, oportunismo,demagogia, ditadura e aliança com países desagregadores e ditadores. ..
Vem Dilma, vem para que vocês comunistas do PT se perpetuem definitivamente no poder e continuem financiando a Milícia criminosa do MST e Sindicatos e continuem financiando o comunismo e ditadores pelo mundo a fora para que este socialismo de Chávez e Fidel se estabeleça no Brasil definitivamente .
Fui...
Nikacio lemos
23 anos universitário

Waltão disse...

UOL NOTÍCIAS

ENQUANTO ISTO, LÁ NO DETRITO FEDERAL

Em menos de dois meses, Congresso já contabiliza oito escândalos em 2010


Acompanhe os escândalos
1. Senado autoriza parlamentares a utilizarem "passagens extras" em 2010
2. Deputado Ernandes Amorim pede que a Câmara compre um jatinho para deputados
3. Gasto com publicidade de senadores cresce 52% em véspera de ano eleitoral
4. Senadores ganham diárias para ficar em casa
5. Deputados repassaram verbas públicas para empresas doadoras de campanha
6. Senado gasta R$ 6,4 milhões com despesas médicas de ex-senadores
7. 2 mil faltas a mais na Câmara em 2009
8. Senado libera 274 funcionários de registrar presença

Renato disse...

Dá-lhe Bolsonaro!!!!!!!!

"Vamos acabar com essa história de preso político, de torturado político. Nenhum deles diz por que foi torturado. Muitos o foram, sei que foram. Mas, no meu entender, faltou executá-los. E agora eles voltaram. Costuma se dizer que prostituta não se aposenta; bandido também não se aposenta. Eles voltaram a delinquir agora com uma caneta na mão, com paletó e gravata".


- Uma boa oportunidade teríamos se dêssemos um jeito de fazer esse homem governador de Estado!

Lucas disse...

Mister é assinar o manifesto:


http://www.serra-aecio.com.br/site/index.php?pagina=assinantes

Waltão disse...

Deu na IstoÉ
O roteiro final do Mensalão

A edição de Istoé que já está nas bancas traz uma reportagem exclusiva sobre o relatório final do processo que investiga o mensalão do PT no Supremo Tribunal Federal

IstoÉ teve acesso ao processo judicial com 69 mil páginas contendo laudos sigilosos da polícia federal, relatórios reservados do conselho de controle de atividades financeiras, pareceres da receita federal e outras representações criminais que tramitam sob segredo de justiça em vários estados. A investigação derruba a versão de que o dinheiro público estava ileso do esquema de caixa 2 do Partido dos Trabalhadores para comprar votos da base aliada no Congresso Federal. Novos documentos e testemunhas asseguram a origem estatal dos recursos.

O nome de Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte e coordenador da campanha presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, aparece pela primeira vez no caso desde o início das investigações, em 2005. Pimentel é apontado como um dos operadores da remessa ilegal de recursos para o exterior, depois usados para pagamentos de dívidas com o publicitário Duda Mendonça. A origem desses recursos, de acordo com denúncia do Ministério Público Mineiro, está em um contrato superfaturado da prefeitura de Belo Horizonte, feito durante a gestão de Pimentel.

Outro fato novo levantado durante as investigações é o envio de uma mala com R$ 1 milhão à executiva regional do PT do Rio Grande do Sul. O dinheiro foi usado pelos dirigentes estaduais do PT para pagar dívidas históricas acumuladas durante a realização do Fórum Social Mundial, criado por movimentos de esquerda e organizado pelo PT de Porto Alegre.

Os documentos ainda reúnem vários depoimentos de políticos e empresários que comprovam o pagamento de propina a deputados da base aliada do PT. Partidos como o PTB de Roberto Jefferson, ex-deputado responsável pelas primeiras denúncias do mensalão, o PL e o PP são citados nos laudos. Entre os ouvidos pela justiça, ainda estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o vice-presidente José Alencar e os ex-ministros Márcio Thomaz Bastos, Aldo Rebelo e Walfrido dos Mares Guia, que confirmam a versão de que Roberto Jefferson alertou o presidente Lula sobre a existência do Mensalão. Você lê a reportagem completa na Istoé que está nas bancas.Leia mais na IstoÉ

Renato disse...

"Em Platão, Paideia e Politeia são indissociáveis. O grande filósofo grego parte da premissa de que não pode haver civilização, em sentido pleno, sem uma pedagogia realista que alcance todos os âmbitos da política — aqui entendida, antimodernamente (...) conforme acontece a partir de Maquiavel, mas como o conjunto das relações que propiciam à Cidade a preservação do bem comum. Sem este último, qualquer teoria política não passará de uma quimera a serviço da exacerbação dos conflitos entre indivíduos e grupos, da degradação dos costumes, da convulsão social e suas conseqüentes revoluções e contra-revoluções (...)

O devaneio maior de todos os tipos de liberalismo está em conceber a política, na melhor das hipóteses, como uma espécie de mediadora dos interesses conflitantes dos indivíduos, não mais que isso. Ocorre que, nesta situação, não havendo uma Verdade de ordem superior que dirima as questões fundamentais e imprima o seu caráter à sociedade, o crescimento em escala geométrica dos conflitos acabará por transformar a própria política na geradora da desordem — até o ponto de consagrar em lei os maiores absurdos, simplesmente por ser a presumível opinião da maioria. Num ambiente insalubre e pluralista como este, a política não terá nenhum vínculo, ainda que acidental, com o conceito de verdade. Ao contrário: será a política orientada pela opinião de uma maioria dispersa e confusa, manipulada por grupos organizados e economicamente poderosos, tendo por “bucha de canhão” intelectuais que se vendem por meia dúzia de patacas.

Por ser, em princípio, alheia ao conceito de verdade, essa política estimulará a partidarização e os sectarismos, até o ponto de desintegrar totalmente a ordem social. Assim, o que antes era apenas uma espécie de “neutralidade” em relação aos valores fundamentais distintivos da condição humana — e, por conseguinte, das precondições necessárias para a vida em sociedade —, acabará mostrando a sua verdadeira face: tal regime político se transformará, no transcurso de suas vicissitudes, no maior inimigo da verdade, favorecendo a ação dos demagogos que adulam a multidão (segundo Platão, obcecados pelo “amor do povo” [Demou Eros]), com o intuito de alcançar o poder e nele manter-se a qualquer custo. Quando se chega a este ponto, a aceleração centrípeta das mais contraditórias forças não terá mais como ser contida, a não ser por interveniência direta de Deus.

Quando, pois, o liberal católico defende a absoluta separação entre as ordens material-política e espiritual-religiosa, ou, em outras palavras, a separação entre o Estado e a Igreja, está defendendo a idéia de uma Cidade sem nenhuma Paideia que a conforme e preserve a sua unidade. E isto sem se dar conta de que tal proposta é absurda e irrealizável, pois não há política onde não há ordem, e não pode haver ordem onde a verdade está absolutamente ausente das discussões da comunidade à qual cabe governar e legislar — dado que emerge, apenas, como truque retórico em ocasiões de campanha, para ludibriar os mais crédulos, ou então quando a chamada opinião pública se manifesta. Mas ainda mais do que isto: o católico liberal “esquece” que essa a Verdade que ele quer ver fora de qualquer discussão pública é a fonte de todas as verdades. E é exatamente aquela que ele diz professar, a qual inclui a Cristo-Rei como senhor absoluto de todos os poderes, de acordo com a Sagrada Escritura e com o Magistério bimilenar da Igreja". Sidney Silveira. link: http://contraimpugnantes.blogspot.com/

Gostaria de sublinhar a frase "não há política onde não há ordem", e deixar à reflexão das pessoas que visitam o site: qual o princípio da ordem?

Em tempos de eleição, vale lembrar que a vida não se resume a uma perpectiva política, mas a política é que deve ser vista de uma perspectiva da vida. Tal é o verdadeiro Direto Natural clássico.

 

©2009 Reaja Brasil! | Template Blue by TNB